Coimbra

CP tem 40 mihões para troço entre Alfarelos e Pampilhosa

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 27-03-2014

 A Rede Ferroviária Nacional (Refer) anunciou hoje o lançamento do concurso público internacional para a modernização do troço Alfarelos – Pampilhosa, na linha do Norte, uma intervenção a 750 dias e com custos próximos dos 40 milhões de euros.

PUBLICIDADE

“O troço a intervencionar, numa extensão de cerca de 40 quilómetros de via dupla eletrificada, integra-se e dá continuidade ao projeto de modernização da Linha do Norte, reforçando a aposta da Refer na otimização do desempenho e fiabilidade de uma infraestrutura que se constitui como um dos elementos estruturantes da Rede Transeuropeia de Transportes (TEN-T)”, referiu a empresa, em comunicado.

A empreitada compreenderá os trabalhos de renovação integral de via, a reabilitação dos sistemas de drenagem e o alteamento de plataformas de passageiros e “dá sequência às intervenções concluídas, em maio de 2013, neste troço: instalação de sistemas de sinalização eletrónica, telecomunicações e controlo automático de velocidade e a construção de passagens desniveladas viabilizando a supressão de 23 passagens de nível”, acrescentou a Refer.

PUBLICIDADE

A empresa considerou, ainda, que a “modernização do troço Alfarelos – Pampilhosa, da Linha do Norte, corporiza os principais vetores de atuação estratégica prosseguidos pela Refer, por um lado, materializando as linhas de orientação de política de transportes definidas a nível nacional e europeu e, por outro, contribuindo para tornar o sistema ferroviário mais eficiente, competitivo e sustentável”.

O preço base do concurso é de 39.996.986,12 euros e o prazo de execução da empreitada de 750 dias de calendário a partir da data de consignação.

PUBLICIDADE

“O presente investimento visa assim aumentar a quota modal do transporte ferroviário atraindo mais passageiros e mais carga para a ferrovia, proporcionando aos portos e empresas nacionais melhores condições para o seu desenvolvimento”, concluiu a Refer.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE