Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portugal

CP alerta para “perturbações nos serviços” na segunda-feira devido a greve

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 12-08-2022

A CP – Comboios de Portugal alertou hoje para “perturbações nos serviços” na segunda-feira, 15 de agosto, apontando para a possibilidade de atrasos e supressões de comboios “por motivo de greve”.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a operadora referiu que, “por motivo de greve, poderão existir perturbações nos serviços a realizar no dia 15 de agosto de 2022, nomeadamente atrasos e supressões de comboios”.

A CP não refere se estão previstos serviços mínimos para esse dia, que será feriado nacional.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) convocou para este mês um pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário, ao trabalho em dia de descanso semanal e ao trabalho em feriado, apontando que os trabalhadores a devem utilizar para “manifestarem o seu descontentamento e a sua exigência pela valorização dos seus salários”.

Fonte do SNTSF disse à Lusa que as razões para esta greve são o aumento salarial de 0,9%, que o sindicato considera insuficiente face à inflação registada nos últimos meses, e a falta de trabalhadores na empresa.

Segundo Abílio Carvalho, há “quase que uma imposição” por parte da CP em que “os trabalhadores têm de recorrer quase obrigatoriamente ao trabalho extraordinário”.

PUBLICIDADE

De acordo com o sindicalista, do que o SNTSF tem conhecimento, “não haverá outro sindicato envolvido nesta greve ao trabalho extraordinário”, que apenas abrange a CP.

No comunicado hoje divulgado, a CP esclarece que “aos clientes que já tenham adquirido bilhete para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Interregional e Regional, será permitido o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita, para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe”.

A transportadora acrescenta que poderá ser obtida informação sobre o estado da circulação de comboios através do seu portal, cp.pt, ou através da linha de atendimento 808109110.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com