A alimentação é um dos pilares fundamentais da saúde e do bem-estar. De acordo com os docentes de Ciências da Nutrição da Atlântica – Instituto Universitário, há pequenas escolhas diárias que podem fazer a diferença e a aposta em alimentos sazonais é uma delas. Neste Dia Mundial da Alimentação, estes profissionais recordam a importância de adotar hábitos alimentares mais equilibrados com sete conselhos que devem ser aplicados no quotidiano.
A primeira recomendação dos especialistas em nutrição da Atlântica recai na aposta em frutas e legumes sazonais. “São mais frescos, nutritivos e saborosos, exigindo menos recursos no seu cultivo e transporte. Além disso, a natureza dá-nos os alimentos que precisamos na altura certa, como é o caso das laranjas – fruto tipicamente dos meses mais frios.”, explica Susana Arranhado – coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição.
A equipa sublinha também a importância de planear as refeições – já que ajuda a garantir variedade e evita o desperdício –, assim como de optar por alimentos frescos e pouco processados: “quanto mais simples e natural forem os alimentos, mais ricos são em nutrientes, contribuindo para uma melhor saúde; ou seja, o ideal é descascar mais e desembalar menos”, destaca Susana Arranhado. A também docente e nutricionista sublinha ainda o poder dos cereais integrais e das leguminosas, que são fontes ricas em fibra e proteína vegetal, garantindo uma energia mais duradoura e variedade na alimentação.
PUBLICIDADE
Um outro aspeto cada vez mais valorizado pelos especialistas é o combate ao desperdício alimentar, pelo que alertam para a importância de aproveitar integralmente os alimentos: como, por exemplo, as cascas e talos de vegetais. Não só estão repletos de muitos nutrientes, como são muitas vezes indicados para a confeção de caldos que enriquecem os pratos.
Finalmente, os especialistas relembram a importância de uma boa hidratação ao longo do dia, privilegiando a água. Tendo em conta a chegada da estação mais fria, os nutricionistas sugerem que a ingestão de água possa ser complementada com chás ou infusões.
Promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, o Dia Mundial da Alimentação é atualmente celebrado em mais de 150 países. Com o propósito de consciencializar a opinião pública para questões relativas à nutrição e à alimentação, o tema deste ano é “De mãos dadas para uma alimentação melhor e um futuro melhor”.
PUBLICIDADE