Coimbra

Covid-19: Vila Nova de Poiares cria serviço de apoio a idosos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-03-2020

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e as juntas de freguesia locais apelaram hoje aos munícipes para não saírem de casa e para os idosos recorrerem ao um novo serviço criado para conter a pandemia Covid-19.

PUBLICIDADE

Para tal, a Câmara e as quatro juntas de freguesia do concelho disponibilizam, aos “munícipes mais idosos e com maiores dificuldades de deslocação, o serviço de apoio ‘Nós vamos lá’, possibilitando a essas pessoas que não tenham de sair de casa” para adquirir bem essenciais.

PUBLICIDADE

Num comunicado conjunto divulgado hoje pelo município, no distrito de Coimbra, é recordada “a todos os munícipes, neste momento tão especial, a necessidade da adoção de comportamentos responsáveis”.

A Câmara Municipal, presidida por João Miguel Henriques, e as juntas de Santo André, Arrifana, São Miguel e de Lavegadas recomendam às pessoas que “fiquem em casa, limitando as saídas ao estritamente indispensável”, contribuindo para travar a propagação do novo coronavírus.

PUBLICIDADE

publicidade

“Apelamos ainda para que em cada núcleo familiar, quando haja necessidade de sair das suas habitações para adquirir bens essenciais, que seja apenas uma pessoa a fazê-lo, de preferência pessoas mais jovens, devendo os mais idosos permanecer nos seus lares, sobretudo porque são o grupo de maior risco”, alertam.

Na nota, acentuam que, “tendo em consideração que esta situação não é igual em todas as famílias e tendo como objetivo a proteção da população mais vulnerável”, a Câmara e as juntas “irão disponibilizar” o novo serviço de apoio.

“Não saia de casa! Nós vamos lá!”, referem, informando os interessados que, “para tal, basta contactar” cada junta de freguesia através do seu telefone.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

Dos casos confirmados, 242 estão a recuperar em casa e 206 estão internados, 17 dos quais em unidades de cuidados intensivos (UCI).

O boletim divulgado pela DGS assinala 4.030 casos suspeitos até hoje, dos quais 323 aguardavam resultado laboratorial.

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

De acordo com o boletim, há 6.852 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

Atualmente, há 19 cadeias de transmissão ativas em Portugal, mais uma do que no domingo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE