Saúde

Covid-19: Vila de Rei com 89 casos ativos e seis óbitos em dois surtos em lares

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 05-02-2021

Dois surtos de covid-19 em lares de idosos no município de Vila de Rei originaram um total de 89 casos ativos e provocaram seis óbitos, disse hoje aquela autarquia do distrito de Castelo Branco.

PUBLICIDADE

Em comunicado, o município refere a existência, hoje, de 89 casos positivos ativos nos lares de idosos de São João do Peso e Fundada, 67 dos quais em utentes, 15 em funcionários e sete familiares de funcionários infetados.

PUBLICIDADE

No lar de São João do Peso há atualmente 25 casos positivos, todos em utentes e todos assintomáticos, e registo da morte de dois utentes da instituição.

Quanto aos funcionários dessa instituição, a autarquia esclarece que os “do turno que se encontrava em período de descanso foram todos testados, com resultado negativo, e entraram já ao serviço”, ao passo que “os funcionários que se encontravam a trabalhar começaram já o seu período de descanso, em isolamento, e serão testados nos próximos dias”.

PUBLICIDADE

publicidade

No Centro de Dia ‘Família Dias Cardoso’, na Fundada, existem atualmente 42 utentes e 15 funcionários positivos, além de uma idosa internada e quatro óbitos confirmados em utentes.

Todos os restantes casos estão “assintomáticos ou com sintomas ligeiros”, pode ler-se no comunicado.

Na nota informativa é ainda referido que, “seguindo as diretrizes da Direção-Geral da Saúde, os 15 funcionários que testaram positivo irão entrar novamente ao serviço após 10 dias de isolamento”, com os “funcionários atualmente em serviço a entrarem no período de descanso, em isolamento, sendo testados novamente antes de voltar a entrar em funções”.

Este surto “espalhou-se ainda para a comunidade local, com sete infeções de familiares de funcionários”, refere a mesma informação, dando conta que estes casos “se encontram em isolamento e os seus possíveis contactos estão também a ser rastreados e colocados em isolamento profilático para futura testagem”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE