Mundo

Covid-19: Vacinação de menores em vários países

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 04-08-2021

 A vacinação de menores contra a doença covid-19 varia de país para país, com alguns a adotarem medidas em função da situação epidemiológica e a abrangência da imunização dos grupos etários mais velhos.

PUBLICIDADE

Esta posição vem expressa, designadamente, num relatório divulgado em 1 de junho pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla inglesa).

Segundo o ECDC, “como o curso da covid-19 é tipicamente mais suave em adolescentes saudáveis, deve continuar a ser dada prioridade à utilização da vacina em grupos etários mais velhos antes de se visar os adolescentes como um todo”, ressalvando as crianças e adolescente que estão em alto risco e devem ter a mesma prioridade que todas as pessoas em alto risco de doença grave noutros grupos etários.

PUBLICIDADE

“Dada a redução antecipada da relação benefício/risco individual da vacinação covid-19 de adolescentes em comparação com grupos etários mais velhos, deve ser tida em cuidadosa consideração a situação epidemiológica e a utilização da vacina em grupos etários mais velhos antes de se visar este grupo etário”, lê-se no relatório.

Segundo o ECDC, “os benefícios diretos globais da vacinação de adolescentes dependerão principalmente da incidência da infeção por SARS-CoV-2 e da prevalência de condições subjacentes que aumentam o risco de covid-19 grave neste grupo etário”.

PUBLICIDADE

publicidade

O benefício global para a população em geral de adolescentes vacinados será proporcional à transmissão da SARS-CoV-2 dentro e a partir deste grupo etário, devendo a vacinação de adolescentes contra a covid-19 ser considerada no contexto mais amplo da estratégia para toda a população, incluindo os seus objetivos globais, o estado de execução, e as suas prioridades.

Em 28 de maio de 2021, a vacina Comirnaty (Pfizer/BioNTech) foi aprovada para utilização em crianças dos 12 aos 15 anos de idade na UE e em 27 de julho chegou a vez da Spikevax (Moderna) receber luz verde da Agência Europeia do Medicamento para administração nas pessoas entre os 12 e os 17 anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE