De acordo com o Expresso, a maioria dos especialistas da Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19 quer apenas vacinar os jovens entre os 12 e 15 anos que tenham doenças que representem risco. Ainda assim, esta pode não ser a posição final da task force, avança esta quarta-feira o jornal “Público”, depois de já no começo da semana o “Observador” ter dado a decisão como certa, sublinhando que o parecer iria seguir já para a Direção-geral da Saúde para ser analisado.
PUBLICIDADE
Segundo o “Público”, a task force continua a ter em cima da mesa a possibilidade de vacinar toda a faixa etária, não limitando apenas aos jovens com doenças. As dúvidas prendem-se também com o facto de nenhum país ter “estado a vacinar esta faixa etária em massa para se conseguir ver o que acontece”, refere ao diário fonte próxima do processo.
Há uma semana, o ministro da Educação admitiu que o próximo ano letivo pudesse arrancar em setembro com os alunos mais novos já vacinados. Tiago Brandão Rodrigues falou depois de, em entrevista à TVI, também a ministra da Saúde ter considerado a possibilidade. Marta Temido dizia que era possível a população mais nova começar a ser vacinada na última semana de agosto, caso o plano de vacinação se mantenha como previsto.
Neste momento a administração da vacina está autorizada para todos os jovens com mais de 16 anos. Neste momento, encontra-se aberto o autoagendamento para os maiores de 23 anos.