Coimbra

Covid-19: Transportes urbanos de Coimbra com proteção das viaturas até 30 dias

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-03-2020

A Câmara de Coimbra anunciou que “durante a madrugada de hoje começou a ser aplicado em todas as viaturas” dos transportes urbanos da cidade um produto eficaz na eliminação do novo coronavírus, já testado em Londres.

PUBLICIDADE

“Durante a madrugada de hoje começou a ser aplicado em todas as viaturas dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) o produto Zoono, que é eficaz na eliminação do novo coronavírus, tendo sido já comprovadamente testado e usado no Metro de Londres”, afirma a Câmara numa nota enviada hoje à agência Lusa.

Este meio de “desinfeção das superfícies eficaz na eliminação do novo coronavírus, com resultados a perdurarem até 30 dias”, também já está a ser utilizado por outros transportadores de passageiros, como os metropolitanos de Lisboa e Porto.

PUBLICIDADE

Além de recurso àquele produto, a Câmara de Coimbra “implementou desde o dia 09 uma série de outras medidas de contingência”, reforçando “a limpeza e desinfeção das viaturas dos SMTUC e instalação de doseador com solução desinfetante dentro dos autocarros”.

A instalação de “barreiras de proteção em vidro” nos balcões de atendimento ao público” das lojas dos SMTUC e de “proteção em acrílico ou outro material no habitáculo do motorista, de modo a impedir o contacto direto com os passageiros”, faz igualmente parte das medidas adotadas pela autarquia.

PUBLICIDADE

publicidade

Também foi suspensa a venda de bilhetes a bordo das viaturas e foram interditados os usos dos bancos mais próximos do motorista e do “botão de stop”, exemplifica a autarquia, referindo ainda, por exemplo, que a lotação dos veículos foi reduzida para metade e que foi distribuído um “Kit de proteção individual, composto por máscara e luvas, para utilização de acordo com as normas das autoridades de saúde”, a todos os motoristas de transportes coletivos de Coimbra.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 200 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.200 morreram.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE