Saúde

Covid-19: Surto na Misericórdia de Alcobaça totaliza cinco mortos e 79 infetados

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 25-01-2021

O surto no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, no distrito de Leiria, já provocou cinco mortes e infetou 79 pessoas, informou hoje o delegado de saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

Na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça “houve um aumento muito significativo de casos positivos, totalizando hoje 79 pessoas infetados e cinco óbitos”, afirmou o delegado de saúde coordenador para a região Oeste, Jorge Nunes, em declarações à Lusa.

O surto na instituição com capacidade para 68 residentes foi detetado no dia 13, data em que foram identificados 34 residentes e 10 funcionários infetados pelo novo coronavírus.

No dia 15 a instituição atualizou, na sua página na Internet, o número de infetados, para 43 residentes e 12 funcionários.

Três dias depois o número de funcionários infetados subiu para 13.

Na altura, a diretora técnica da ERPI disse à agência Lusa que todos os infetados se encontravam “assintomáticos ou com sintomas ligeiros”, mantendo-se “em dois pisos isolados” do lar. Até àquele momento, não tinha havido necessidade “de hospitalizações, nem de transferir doentes”.

A mesma responsável acrescentou, no entanto, que “todos os testes com resultado negativo” iriam “ser repetidos para confirmação”, o que resultou num aumento para os atuais 79 casos positivos.

No concelho de Alcobaça há ainda a registar um óbito no Lar do Centro Cénico da Cela, onde, segundo Jorge Nunes, o número de infetados subiu de 52, na sexta-feira, para 63 casos positivos registados hoje.

O boletim de situação epidemiológica publicado hoje pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria dá nota de 820 casos ativos no concelho de Alcobaça, onde desde o início da pandemia foram infetadas 2.179  pessoas, das quais 1.320 recuperaram e 39 morreram.