Saúde

Covid-19: Só 55% responderam às SMS para serem vacinados

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 26-02-2021

Desde que se iniciou a vacinação contra a covid-19 das pessoas com mais de 80 anos e entre os 50 e os 79 com pelo menos uma das quatro doenças classificadas de risco “foram enviadas 30.500” SMS de agendamento e “obtidas 16.799 respostas, ou seja, 55,08%”, revelou ao PÚBLICO a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Destas, “16.393 pessoas responderam sim à vacinação e 406 disseram não”, o que significa que só 2,47% das pessoas recusaram ser imunizadas.

PUBLICIDADE

A 2 de Fevereiro, véspera do inicio da vacinação destes grupos, o Ministério da Saúde disse à Lusa terem sido enviadas cerca de 850 SMS e que há uma grande percentagem que fica sem resposta.

“Importa reforçar que todos os utentes serão contactados, sendo a SMS o meio preferencial, em virtude da sua simplicidade”, diz a SPMS.

PUBLICIDADE

Afirma ainda que “nas situações em que se verifique uma ausência de resposta à SMS, os centros de saúde podem sempre convocar os utentes para vacinação através de chamada telefónica e, em último recurso, enviar carta”.

Recordamos que há muitos idosos que não sabem ler ou sequer ver SMS.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE