Primeira Página

Covid-19: Sindicato da Construção exige realização de rastreios nas obras

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 24-03-2020

O Sindicato da Construção de Portugal voltou hoje a denunciar que a atividade no setor continua sem “nenhum controlo” face à pandemia de covid-19, exigindo do Governo a implementação de medidas de rastreio da doença nas obras.

PUBLICIDADE

“O sindicato exige do Governo que, já que não suspendeu a atividade, pelo menos, rapidamente e em todo o país, coloque carrinhas com técnicos de saúde para fazer o teste a todos os trabalhadores, porque se não for assim será no setor da construção que haverá mais mortes em Portugal”, lê-se num comunicado emitido pela estrutura sindical.

PUBLICIDADE

Considerando “de uma grande irresponsabilidade e desconhecimento de como funciona o setor” a manutenção em atividade das obras de construção, o sindicato diz que, apesar de alguns empresários terem tomado “as medidas adequadas”, o facto é que “a grande maioria são patrões, que não respeitam nada nem ninguém”.

Como exemplo da situação de risco vivida no setor, o presidente do sindicato, Albano Ribeiro, aponta as “centenas de locais de trabalho onde comem em refeitórios 100 trabalhadores e mais e em que não está a haver nenhum controlo”.

PUBLICIDADE

publicidade

Por outro lado, sustenta, estão a regressar para trabalhar em Portugal “milhares” de operários portugueses da construção que estavam a laborar em França, Itália, Espanha e outros países da União Europeia, numa situação que decorre sem que haja “controlo algum”.

“Alguns desses trabalhadores exigiram aos patrões máscaras e luvas e foi-lhes dito para irem embora, que não ficariam na obra a trabalhar”, denuncia Albano Ribeiro.

Para o Sindicato da Construção, a manter-se a atual situação, “o setor deve e tem de parar, para a segurança dos trabalhadores e das suas famílias”.

Na semana passada, o sindicato tinha já defendido a paragem “de todas as obras, públicas e privadas”, em que as medidas de proteção face à covid-19 são desrespeitadas, alertando para que o setor “pode contribuir para um maior número de infetados”.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do sindicato disse que “há patrões que estão a obrigar os seus trabalhadores a deslocarem-se e a trabalhar em condições que desrespeitam as medidas tomadas a nível governamental” para tentar travar a pandemia, nomeadamente no que se refere à lotação das carrinhas que transportam os funcionários para as obras e à distância entre trabalhadores durante a laboração.

“Há trabalhadores que já foram ameaçados de despedimento se não trabalharem perante as orientações desses patrões”, garantiu na altura Albano Ribeiro.

Segundo este responsável, os incumprimentos acontecem quer em obras privadas, quer em obras públicas, sendo “um dos casos mais graves” a obra da barragem do Alto Tâmega, da espanhola Iberdrola, “dado o grande contacto entre trabalhadores portugueses e espanhóis”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 360 mil pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 17.000 morreram.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE