Medicamentos

Covid-19: Presidente de Madagáscar apresenta cápsulas que afirma serem curativas

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 02-10-2020

O Presidente de Madagáscar, Andry Rajoelina, lançou hoje a versão em cápsulas do chá de ervas contra a covid-19, apresentado pelas autoridades de Madagáscar em abril.

PUBLICIDADE

“Vamos dar a conhecer ao mundo inteiro as cápsulas produzidas a partir de artemísia e ravintsara, plantas malgaxes locais, cujas virtudes são reconhecidas mundialmente”, disse Rajoelina, durante uma visita à fábrica onde as cápsulas são produzidas, acompanhado por um representante da Organização Mundial de Saúde (OMS).

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com estatísticas oficiais do Governo, sete milhões de pessoas testaram em Madagáscar o chá de ervas “Covid Organics”, mas até à data nenhum estudo científico provou a sua eficácia, embora o Presidente do país defenda a sua eficácia.

“Podemos mudar a história através da natureza malgaxe, dos recursos naturais e do ‘know-how’”, assegurou Rajoelina.

PUBLICIDADE

A fábrica, localizada perto da capital, Antananarivo, pode produzir até 32.000 cápsulas por dia e já tem 275 milhões armazenadas.

Amplamente distribuído na ilha, o chá de ervas “Covid Organics” foi também enviado para vários países, principalmente em África.

Em maio, a OMS advertiu os dirigentes africanos contra qualquer tentação de promover e utilizar o chá malgaxe sem testes científicos.

Na altura, o chefe de Estado de Madagáscar já tinha rejeitado as críticas à eficácia e aos perigos do produto que apresenta como cura para o novo coronavírus, denunciando uma atitude condescendente em relação à medicina africana.

O chá “Covid Organics”, agora transformado em cápsulas, é feito à base de artemísia, uma planta com um efeito terapêutico reconhecido contra a malária, que Rajoelina garante prevenir e curar a covid-19.

Madagáscar registou 16.493 casos de covid-19 e 232 mortes, num país de 25 milhões de habitantes.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 34,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE