Saúde

Covid-19: Presidente da República assume-se como primeiro responsável por zelar pela verdade

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 25-03-2020

O Presidente da República assumiu-se hoje como “primeiro responsável” por zelar pela verdade das informações divulgadas durante o surto da covid-19 em Portugal e defendeu que é preciso esclarecimento permanente face a dúvidas e rumores.

PUBLICIDADE

Em declarações aos jornalistas, no Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que “tem de haver verdade”, porque “para ser possível ganhar uma guerra, naturalmente, aqueles que estão a lutar nessa guerra têm de saber exatamente qual é a situação em cada momento, no que há de bom e no que há de mau”.

PUBLICIDADE

“E eu disse isso no início e vai ter de ser assim até ao fim da guerra. Vai ter de ser. Se quiserem, eu assumo, como disse na declaração, a responsabilidade primeira de ser o primeiro responsável por estar atento a que também a verdade seja uma característica deste combate coletivo”, acrescentou o chefe de Estado.

O Presidente da República advertiu para o “fator de cansaço” provocado pelo tempo que se levará a atingir o pico da curva epidémica em Portugal, referindo que poderá acontecer apenas em maio, pelo continuado crescimento do número de casos até lá e pela convivência com “um tema único”.

PUBLICIDADE

publicidade

Considerando que nestas situações é normal surgir “um conjunto de dúvidas e interrogações e o questionar a verdade das informações”, reforçou: “Aquilo que eu posso garantir é que, naquilo que depende de mim e que depende de todas as autoridades com as quais eu estou em contacto perante – o senhor primeiro-ministro, a senhora ministra da Saúde, a senhora diretora-geral da Saúde – tudo certamente será feito para que aquilo que é transmitido aos portugueses seja verdadeiro”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE