Coimbra

Covid-19: Presidente da Câmara de Poiares apela ao equilíbrio entre segurança e emprego

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 25-03-2020

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares afirmou hoje que é essencial encontrar um “equilíbrio entre a salvaguarda da segurança das pessoas e a laboração das empresas e dos postos de trabalho” uma vez que, “o resultado deste momento que vivemos não pode ser o fecho das empresas e o envio de centenas de trabalhadores para o desemprego, criando um grave problema social”.

PUBLICIDADE

João Miguel Henriques reitera “a importância de manter as empresas a funcionar” embora considere “fundamental que nestas se pratiquem todas as orientações e medidas de higiene e segurança recomendadas pelas autoridades de saúde pública para esta fase”, disse em declarações ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

O município anunciou hoje que, “em parceria com as Juntas de Freguesia, está a proceder à limpeza e higienização de espaços públicos por todo o concelho”.

Trata-se de uma “medida preventiva que visa minimizar os efeitos de contágio por coronavírus, e que se centra sobretudo em locais de atendimento ao público e mais suscetíveis de contágio, como por exemplo junto aos supermercados, bancos, farmácias, paragens de transportes públicos, serviços públicos, corrimãos, entre outros”.

PUBLICIDADE

publicidade

João Miguel Henriques afirma que “vivemos um momento único nas nossas vidas para o qual somos chamados a tomar medidas preventivas muito rígidas, e para as quais, eventualmente, não estaríamos preparados acrescentando que “não há nada mais importante do que a nossa vida e a nossa saúde”.

O autarca agradeceu a “todos os profissionais de saúde, segurança e demais entidades que estão de forma empenhada e muito profissional a lutar por todos nós”.

Na sequência das orientações e recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) o Município de Vila Nova de Poiares ativou na semana passada o Plano de Contingência da Propagação da Infeção Humana pelo novo coronavírus que provoca a doença designada Covid-19.

O plano de contingência municipal “define áreas de isolamento nos diferentes espaços e equipamentos municipais, bem como as normas a seguir por todos os trabalhadores e utilizadores caso se detetem sinais ou sintomas”. O atendimento aos munícipes efetua-se preferencialmente por via não presencial.

A autoridade local de saúde pública, especificamente a delegada de saúde, já visitou unidades fabris a funcionar no concelho, e segundo fonte empresarial de uma das maiores entidades empregadoras de Poiares, foram “aprovadas e elogiadas ao medidas de proteção dos trabalhadores”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE