Coimbra

Covid-19 pôs a Urgência dos Covões a funcionar em permanência

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 16-07-2020

Com o fim da exclusividade da sua dedicação à covid-19, já posto em prática, a Urgência do Hospital dos Covões reforçou em 11 horas (22:00 – 09:00) o funcionamento diário.

PUBLICIDADE

Como NOTÍCIAS de COIMBRA revelou, hoje, o denominado Hospital Geral (HG) deixou de estar “preferencialmente dedicado” a urgências respiratórias.

PUBLICIDADE

A medida, da autoria do novo director clínico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Nuno Devesa, altera a situação que vigorou durante perto de quatro meses.

Interpelado por NdC, o Gabinete de Comunicação do CHUC indicou que o atendimento a pessoas suspeitas de sofrer contágio do novo coronavírus coexiste com outra área para sintomatologia não respiratória, tal como acontece na Urgência dos antigos HUC (Celas).

PUBLICIDADE

publicidade

O funcionamento da Urgência do HG tem sido pautado por ziguezagues desde a criação do CHUC, mediante fusão, em 2011, dos antigos HUC com o outrora Centro Hospitalar de Coimbra (Covões, Pediátrico e Maternidade de Bissaya Barreto).

A anterior Administração do CHUC, substituída há três semanas, regozijou-se de ter reestruturado, em 2017, “o padrão funcional” do Serviço de Urgência do Hospital dos Covões, assente em atendimento quotidiano (fins-de-semana incluídos) e em alargamento do horário diário (então, das 20:00 para as 22:00).

Contudo, perto do final do mandato do anterior CA do Centro Hospitalar, constou que o Serviço de Urgência do HG ia ser secundarizado.

A Urgência do Hospital dos Covões tinha sido encerrada, em 2012, durante o período nocturno, e, mais tarde, deixou de funcionar aos fins-de-semana, até 2017, tendo ficado com “um horário diário não contínuo”.

Segundo a edição de hoje do diário As Beiras, a ARS/Centro indeferiu um pedido para funcionamento da Urgência do CHUC apenas em Celas mediante ampliação do Serviço.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE