Política

Covid-19: Políticos vão ter prioridade na vacinação

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 22-01-2021

Francisco Ramos, coordenador do grupo de trabalho responsável pela criação e operacionalização do plano de vacinação covid-19, em entrevista ao Expresso, explica  que os critérios definidos vão ser revistos, passando a incluir responsáveis políticos nos grupos prioritários.

PUBLICIDADE

“Essa decisão está em revisão e estamos exatamente a trabalhar numa proposta para que possam ser incluídos entre os prioritários os titulares de altos cargos de decisão porque, obviamente, é essencial estarem protegidos”, adianta, antes de acrescentar que este lote inclui o Governo. 

PUBLICIDADE

publicidade

Recordamos que  o Governo apresentou dia 3 de dezembro o Plano de Vacinação contra a Covid-19.

De acordo com o documento, a vacina, que chegou a Portugal no final de dezembro, é universal, gratuita e facultativa, e disponibilizada à população de acordo com as características aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento.

PUBLICIDADE

Vacinação em três fases

Estão previstas três fases para a execução do plano de vacinação contra a Covid-19 em 2021, que vão acompanhar o ritmo de disponibilização das vacinas.

1.ª fase:
Destina-se a pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas; residentes e profissionais em lares e unidades de cuidados continuados; profissionais de saúde; profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos. Nesta fase deverão ser vacinadas cerca de 950 mil pessoas.

2.ª fase:
Nesta fase serão vacinadas 1,8 milhões de pessoas com mais de 65 anos e cerca de 900 mil com patologias associadas e mais de 50 anos.

3.ª fase:
Toda a restante população. Os grupos desta fase serão revistos consoante o ritmo de entrega das vacinas

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE