Coimbra

Covid-19: Penela cria Plano de Contingência para pessoas idosas e em isolamento

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 20-03-2020

A Câmara de Penela anunciou hoje a criação de um Plano de Contingência para pessoas idosas e pessoas em situação de isolamento voluntário e quarentena, que não estejam abrangidos por nenhuma resposta social ou suporte familiar.

PUBLICIDADE

“Considerando a importância de todos os Parceiros da Rede Social Concelhia na intervenção direta e na proximidade com as pessoas, este Plano prevê uma articulação entre todas as entidades envolvidas, na otimização de recursos e eficiência da resposta, garantindo o acesso aos bens essenciais de forma célere, segura e sem riscos para a saúde”, esclarece a autarquia, em nota divulgada hoje.

PUBLICIDADE

publicidade

Na prática, o Plano passa por apoiar a população de Penela na entrega ao domicílio de géneros alimentares, medicamentos e bens de primeira necessidade, de modo a evitar a sua exposição à pandemia do COVID-19.

As pessoas que integrem estes grupos de risco podem ser sinalizadas através do telefone 239 561 180 e email: acao.social@cm-penela.pt.

PUBLICIDADE

“A entrega dos bens essenciais será feita em segurança e com a maior celeridade possível por colaboradores do município devidamente identificados, em viaturas com o logotipo do município. O motorista ou qualquer outro colaborador não pode efetuar as encomendas nem efetuar os pagamentos”, adianta a autarquia.

Todas as encomendas são da inteira responsabilidade dos munícipes e todos os fornecedores de bens e serviços têm de estar localizados na área geográfica do concelho de Penela.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.

O número de mortos no país subiu para seis.

Dos casos confirmados, 894 estão a recuperar em casa e 126 estão internados, 26 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE