Economia

Covid-19: Município de Anadia investe meio milhão de euros em apoios

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-02-2021

A Câmara Municipal de Anadia vai investir meio milhão de euros para mitigar os efeitos da pandemia, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

O município de Anadia, do distrito de Aveiro, aprovou estas medidas em reunião de executivo, no âmbito do Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico.

As ações têm como objetivo “mitigar os graves impactos da pandemia na vida socioeconómica” para salvaguardar “os rendimentos dos munícipes e do setor empresarial”.

PUBLICIDADE

O setor da restauração, do comércio a retalho e empresas prestadoras de determinados serviços vão ser ajudados de maneira a “criar mecanismos financeiros de apoio direto, como complemento às medidas já anunciadas pelo Governo”, refere a autarquia em comunicado.

A iniciativa “Anadia Estamos Juntos e Juntos Recuperamos” complementa e reforça o apoio a pessoas, famílias, associações e empresas, para mitigar o impacto económico provocado pela covid-19.

PUBLICIDADE

publicidade

O novo confinamento obrigou à redução da atividade ou até ao encerramento de vários estabelecimentos e, por isso, a autarquia atribuiu 200 mil euros para “o apoio ao emprego, à quebra de faturação e à manutenção de postos de trabalho nos estabelecimentos”, lê-se em nota.

Para famílias carenciadas, o apoio monetário pode atingir os 250 euros, havendo também a “possibilidade de atribuição de um cabaz alimentar”.

“Está ainda prevista a isenção ou redução nas tarifas variáveis do consumo de água nos primeiros 10m3. O programa prevê ainda a atribuição de apoios extraordinários à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia e às Instituições de Solidariedade Social, quer na redução da fatura da água, quer no reforço financeiro”, explica a autarquia em nota.

Relativamente à Educação, o município garante os “equipamentos” necessários para o ensino à distância a alunos carenciados, bem como o fornecimento gratuito de “refeições escolares” a alunos com escalão A e B da ação social escolar.

A autarquia dispõe ainda de um “Concurso Municipal de Ideias de Negócios direcionado para jovens”, entre os 18 e os 35 anos, residentes no concelho de Anadia, com uma dotação de 7.500 euros.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia garante que o município pretende que os “estabelecimentos mantenham a sua atividade, que os postos de trabalho sejam assegurados e que se inicie um período de recuperação económica”.

O executivo totaliza cerca de um milhão e meio de euros em apoios desde maio de 2020.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE