Coimbra

Mira, Tábua e Vagos juntam-se para projeto cultural em rede

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-02-2021

Os municípios de Mira, Tábua e Vagos, nos distritos de Coimbra e de Aveiro, programaram o projeto “Os nossos e os vossos pela Cultura!”, que tem como objetivo “promover e desenvolver o património cultural e natural, material e imaterial característico” da região.

PUBLICIDADE

O programa tem o intuito de fomentar o “acesso universal à cultura de todos os cidadãos”, com várias atividades culturais, e procura organizar eventos comuns aos concelhos de Mira, Tábua e Vagos, refere o município de Mira em comunicado enviado à agência Lusa.

O programa pretende valorizar a “produção cultural local, criando condições para o desenvolvimento económico e social destes territórios”, que viram a sua atividade cultural reduzida.

PUBLICIDADE

publicidade

No âmbito da pandemia provada pela covid-19, o setor da cultura foi afetado e, por isso, este projeto vem apoiar os “agentes culturais” e assim “abrir portas e criar oportunidades e sinergias únicas a nível local e regional, quer para os artistas, quer para a nossa população”, lê-se em nota de imprensa.

A iniciativa, no valor de 300 mil euros, conta com uma distribuição de 100 mil euros por cada município e é apoiado por fundos da União Europeia e através do Programa Operacional Regional – Centro 2020.

PUBLICIDADE

Este projeto de Cultura em rede é financiado pela União Europeia, que comparticipa a 100% iniciativas culturais realizadas por Câmaras Municipais ou Comunidades Intermunicipais em parceria com privados ou agentes culturais.

As atividades previstas “vão desde o teatro à música, passando pelo ‘videomapping’ e pela dança adicionados a outros momentos de caráter inovador”.

“Procura também privilegiar o conceito de itinerância, com eventos comuns aos concelhos de Mira, Tábua e Vagos, prevendo o envolvimento de associações locais e outros agentes que, devido à pandemia de covid-19, viram a sua atividade drasticamente reduzida”, refere a fonte.

Para o presidente de Câmara de Mira, Raul Almeida, “é um orgulho ver este projeto aprovado, principalmente numa altura em que a cultura foi sendo deixada um pouco para trás”.

“Estes projetos culturais em rede – unindo Mira, Tábua e Vagos – são uma boa forma de valorizar o território, os artistas locais e criar uma dinâmica diferente em cada município”.

A ideia, caso a pandemia o possibilite, é arrancar já no verão.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário de Almeida Loureiro, esta é uma “oportunidade de excelência”.

“No momento difícil que atravessamos e em que os agentes culturais têm sido também muito penalizados, este projeto abre portas e cria oportunidades e sinergias únicas a nível local e regional, quer para os artistas, quer para a nossa população. Por isso entendo que o Fundo colocado à disposição das autarquias cumpre, com rigor, o desígnio da coesão territorial, no que respeita à promoção da cultura”, refere o autarca.

Já para o presidente do Município de Vagos, Silvério Regalado, “este é um projeto no qual a Câmara Municipal se empenhou a fundo e ao qual se reconhecem diversos méritos, nomeadamente a interação intermunicipal, sempre geradora de novas experiências e de saber acumulado; a possibilidade de permitir aos vários agentes culturais a oportunidade de poderem realizar o seu trabalho, numa altura particularmente difícil para este setor, e a diversidade que esta proposta representa, permitindo abrir horizontes para diversas formas de interpretação cultural”.

“Desta forma, os diversos municípios envolvidos cumprem com o seu trabalho de apoiar os agentes culturais e de permitir momentos enriquecedores às suas populações. Não queria também deixar de saudar os meus homólogos de Mira e de Tábua e de enfatizar que é um privilégio poder, com eles, partilhar este projeto”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE