Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Política

Covid-19: Ministra diz que apoios pagos até abril representam 64% do total de 2020

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 26-05-2021

Os apoios extraordinários de resposta à pandemia de covid-19 pagos até abril correspondem a 64% do total dos que foram pagos no ano passado, disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no parlamento.

PUBLICIDADE

Os apoios pagos “representaram um esforço financeiro do ponto de vista da mobilização de recursos que se traduz no pagamento de 64% de janeiro a abril do total de apoios pagos em 2020”, afirmou a ministra numa audição na comissão de trabalho e segurança social.

De janeiro a abril foram pagos 1.300 milhões de euros em medidas covid-19, indicou.

PUBLICIDADE

publicidade

Até abril, o ‘lay-off’ simplificado abrangeu 57 mil empresas, contra 110 mil em 2020.

O apoio à retoma progressiva chegou a 267 mil trabalhadores nos primeiros quatro meses do ano.

PUBLICIDADE

Já o aumento do valor mínimo do subsídio de desemprego abrangeu 155 mil pessoas até abril, com um impacto de 32 milhões de euros.

A ministra indicou ainda que os apoios extraordinários para os trabalhadores sem proteção chegaram até abril a 239 mil pessoas, tendo sido pago um valor global de 209 milhões de euros.

Segundo Ana Mendes Godinho, os pagamentos até abril traduzem-se num “aceleramento da execução” da despesa da Segurança Social em 16,5%.

No balanço global das medidas apresentado aos deputados, a ministra referiu que desde o início da pandemia foram abrangidas pelos apoios 2,9 milhões de pessoas e 174 mil empresas, num total de 3,9 milhões de euros pagos, incluindo isenções contributivas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com