Saúde

Covid-19: Laboratório de testes abre em Coimbra na próxima semana

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 27-03-2020

 

PUBLICIDADE

A Universidade de Coimbra indicou, hoje, que vai abrir na cidade, na próxima semana, um laboratório em que serão testadas amostras provenientes de pessoas portadoras do novo coronavírus.

Com capacidade para realização de centenas de testes por dia, no antigo edifício da FMUC – Faculdade de Medicina (“Alta” universitária), a infra-estrutura começará por efectuar cerca de 400, esperando-se que, a curto prazo, garanta meio milhar.

PUBLICIDADE

publicidade

Além da UC, através das faculdades de Medicina e Farmácia, o projecto mobiliza o Centro Hospitalar e Universitário, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, a Câmara Municipal conimbricense e o Instituto Português do Sangue.

Segundo Manuel Santos Rosa (FMUC), a prioridade consiste em testar profissionais de saúde, independentemente de, nesta fase, funcionar a regra de abranger todas as pessoas com sintomas de inefecção pela covid-19.

PUBLICIDADE

Sob a alçada da ARS/Centro, a recolha de amostras será feita na praça da Canção (Choupalinho), dotada de um centro ‘drive-in’ para quem se desloque de carro, e numa área adjacente ao antigo edifício do Hospital Pediátrico (a Norte da Cruz de Celas).

De resto, os centros de saúde de Celas, da avenida de Fernão de Magalhães e de Eiras também vão recorrer, a partir de segunda-feira (30), à superfície em redor das antigas instalações do Pediátrico para atendimento de utentes suspeitos de padecer da covid-19.

Antes da entrada em funcionamento de um laboratório na “Alta” universitária, dotado de material proveniente, por exemplo, da farmacêutica Abbott, a capacidade instalada para a despistagem de casos da pandemia em Portugal corresponde à realização diária de cerca de 9 000 testes.

Seis dúzias de pessoas, repartidas por nove equipas, vão assegurar a actividade laboratorial durante os setes dias da semana (16 horas diárias).

A garantir a indispensável rotatividade irão estar dezenas de voluntários oriundos das faculdades de Medicina e de Farmácia da UC e de centros de investigação.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE