Saúde

Covid-19: Faurecia de São João da Madeira manda 30 para quarentena e fecha uma fábrica

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-03-2020

A fabricante de componentes automóveis Faurecia, em São João da Madeira, tem cerca de 30 pessoas em quarentena após detetar um caso de Covid-19 numa das suas unidades e encerrará quarta-feira uma fábrica, anunciou hoje o respetivo sindicato.

PUBLICIDADE

A informação foi revelada à Lusa por José Carlos Reis, que é dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente (SITE) do Centro-Norte, e acompanha a atividade das duas unidades que o Grupo Faurecia tem no referido concelho do distrito de Aveiro.

“Foi detetado um caso de Covid-19 num enfermeiro da Faurecia Metal e, como ele esteve em contacto com uma determinada linha de produção, a empresa mandou cerca de 30 trabalhadores para quarentena”, declarou.

PUBLICIDADE

publicidade

O dirigente sindical disse desconhecer a idade e concelho de residência do enfermeiro doente, afirmando porém que ele “não vive em São João da Madeira”.

Acrescentou que “na Faurecia Moldados ainda não há ninguém infetado, mas, por precaução, a fábrica amanhã [quarta-feira] fecha por uma semana e, no dia 25, voltará a avaliar-se a situação, para ver se é preciso prolongar o encerramento”.

PUBLICIDADE

Segundo José Carlos Reis, “na Faurecia Moldados trabalham cerca de 1200 pessoas e na Faurecia Metal umas 900”.

O sindicalista disse que “ainda não foi decidido se a Faurecia Metal também vai fechar”, mas acredita nessa possibilidade, considerando que a sede do grupo, em França, “está a considerar encerrar todas as suas unidades na Europa”.

Quanto à situação dos trabalhadores afetados pela paragem imposta a partir desta quarta-feira na Faurecia Moldados, a informação do dirigente é que eles “vão receber o salário por inteiro”, como é pretensão do SITE Centro-Norte, aliás, “para os restantes colaboradores do grupo em caso de outros encerramentos”.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170.000 pessoas, das quais 6.850 morreram. Entre o número total de infetados, mais de 75.000 já recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se entretanto por mais de 140 países e territórios.

Depois da China, que regista a maioria dos casos, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, com quase 60.000 infetados e pelo menos 2.684 mortos. Os países mais afetados são: Itália, com 2.158 mortos em 27.980 casos; Espanha, com 309 vítimas mortais em 9.191 infetados; e França, com 127 falecimentos em 5.423 diagnósticos confirmados.

Portugal registou segunda-feira a primeira morte por Covid-19. Trata-se de um homem de 80 anos que estava internado há vários dias no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com várias patologias associadas.

Segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), há 331 pessoas infetadas até hoje, sendo que, dos casos confirmados, 192 estão a recuperar em casa e 139 estão internados, 18 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos

Do total de infetados em Portugal, três já recuperaram.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE