Primeira Página

Covid-19: Estrutura para rastrear contactos de pessoas infetadas abre em Leiria

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 19-01-2021

A estrutura para rastrear contactos de pessoas infetadas com covid-19 abriu na segunda-feira em Leiria com uma equipa de 27 pessoas, anunciou hoje a câmara.

PUBLICIDADE

Numa nota de imprensa, o município refere que nesta estrutura de rastreio epidemiológico à covid-19, instalada no antigo edifício da Caixa Agrícola, a equipa estabelece contactos com os casos positivos do novo coronavírus, “identificando ainda os contactantes destas pessoas, um trabalho que tem como objetivo quebrar as cadeias de transmissão”.

PUBLICIDADE

À agência Lusa, o delegado de saúde Rui Passadouro, da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, explicou que a estrutura “é um complemento ao que faz a Unidade de Saúde Pública, para tentar fazer face ao número de casos positivos” que se tem registado nas últimas semanas.

“Temos um número elevadíssimo de pessoas infetadas e é necessário contactar os contactantes dos casos positivos de forma a quebrar as cadeias de transmissão”, destacou o médico de saúde pública.

PUBLICIDADE

publicidade

“Se num caso positivo conseguirmos que os contactos dessa pessoa fiquem isolados, mesmo que depois fiquem positivos, não transmitem [a doença] a ninguém”, adiantou.

O delegado de saúde salientou que “esta é a maior equipa neste momento a fazer este trabalho, em colaboração com os grupos que já estão criados, na Marinha Grande, em Pombal e outro na sede da Unidade de Saúde Pública, que é no Centro de Saúde dr. Arnaldo Sampaio”, em Marrazes, Leiria. Todos estão dependentes da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral, que abrange os concelhos da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós.

“Continuo a insistir que é importante as pessoas terem poucos contactos, quer de amigos, quer de familiares. O ideal é ficarem em casa”, pediu Rui Passadouro, alertando que “a pressão sobre os cuidados de saúde primários e hospitais é, neste momento, insuportável”.

A vereadora com o pelouro da Saúde na Câmara de Leiria, Ana Esperança, esclareceu à Lusa que a equipa que agora iniciou este trabalho é composta por profissionais de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde. Dela faz parte também um funcionário do município no âmbito da Medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde.

“Esta equipa veio reforçar as equipas que estavam a fazer os contactos, mas dada a quantidade estava a ser impossível dar uma resposta em tempo útil”, esclareceu Ana Esperança, adiantando que “o papel da câmara foi fornecer o espaço e a logística, sendo que a coordenação da estrutura é da responsabilidade da Unidade de Saúde Pública”.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós) está a fornecer os almoços, “para que a equipa permaneça no local entre as 08:30 e as 16:30”, disse Ana Esperança.

“Se se justificar o alargamento deste horário, será articulado com a Unidade de Saúde Pública”, acrescentou.

A semana passada, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, tinha anunciado a criação desta estrutura no âmbito de um pacote de medidas devido ao novo confinamento geral decorrente da pandemia de covid-19.

A pandemia provocou, pelo menos, 2.041.289 mortos resultantes de mais de 95,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.028 pessoas dos 556.503 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE