Coimbra

Covid-19: Doentes com problemas económicos devem ficar em casa e pedir ajuda  

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-11-2020

A diretora-geral da Saúde apelou aos suspeitos ou doentes com covid-19 que devido a dificuldades económicas continuam a trabalhar ou a levar os filhos à escola para ficarem em casa e pedirem ajuda, porque há mecanismos para os apoiar.

PUBLICIDADE

“Nós não devemos, por carência económica extrema, ir trabalhar doentes ou mandar um filho doente à escola, porque estamos a agravar não só o estado da doença, porque não estamos em repouso, nem a ser tratado, nem acompanhados, como estamos a ser agentes propagadores de doença”, alertou Graça Freitas, em entrevista à agência Lusa.

PUBLICIDADE

A diretora-geral da Saúde apelou às pessoas para que “fiquem mesmo em casa e entrem em contacto com a equipa de saúde pública ou com a Linha Saúde 24, para que alguém as possa ajudar, e mencionem mesmo que têm carências”.

“Nós só conseguimos chegar e ajudar quem soubermos que precisa de ser ajudado, porque felizmente muitas pessoas podem ficar em casa com esses mecanismos sem necessitar de nenhum apoio extraordinário”, salientou.

PUBLICIDADE

publicidade

Por isso, reforçou: “Não vá ao trabalho, não vá à escola, mas auto sinalize-se. Diga ao médico de saúde pública, ao médico de Medicina Geral de Familiar, à Segurança Social, à autarquia que precisa de ajuda, que certamente terá”.

Para atender a estas situações, foram criados mecanismos para que as pessoas que estão doentes tenham o seu atestado médico e para que as pessoas que estão em casa em isolamento profilático tenham uma declaração de incapacidade provisória que as faz não perder os direitos laborais, nomeadamente, o vencimento, explicou Graça Freitas.

“Agora eu sei que estamos muitas vezes a falar de trabalhadores sem nenhum tipo de vínculo, que são precários, que têm uma vida difícil”, mas para estes trabalhadores foram criados mecanismos a nível autárquico.

“Isto não é uma doença só do setor da saúde”, observou, e as autarquias têm tido um papel “importantíssimo”, bem como outras estruturas, como as igrejas, que dão apoio social.

Graça Freitas deu o exemplo do que se passou em Lisboa, em que houve um número de casos elevados “em populações periféricas muito débeis socialmente”. Houve equipas que faziam visitas domiciliárias a essas pessoas e linhas de financiamento autárquicas para lhes providenciar apoio económico, habitacional, alimentar e prestação de cuidados para que ficassem nas suas casas ou num domicílio de retaguarda.

A criação destas equipas está a ser expandida no Norte do país: “Estão a criar-se os mesmos mecanismos porque temos de dar aos nossos concidadãos menos bem do ponto de vista económico, com emprego precário e com medo de não conseguirem sobreviver a 15 dias, pelo menos, de isolamento ou de doença, condições para que eles cumpram o seu dever”, avançou.

Traçando o retrato do doente covid-19 na segunda vaga da pandemia em relação à primeira, disse que “a grande diferença” é o perfil etário, que se situa agora entre os 20 os 50 anos

Quanto à demora média de internamento em enfermaria e em cuidados intensivos, afirmou que “é muito menor porque os médicos também aprenderam a lidar com esta doença”.

“Não há terapêutica específica, mas há tratamentos que se podem fazer e medicamentos que podem melhorar o prognóstico e que encurtam a demora média do internamento”, sublinhou Graça Freitas, que é especialista em saúde pública.

A diretora-geral alertou que apesar de a maior parte dos jovens terem doença ligeira, há “um efeito indireto” no aumento do número de idosos infetados, que vão levar a “uma ocupação grande dos serviços de saúde, públicos, privados, sociais” e a “uma pressão maior”. advertiu.

No ano passado, observou ainda, não havia doentes covid e agora há e isso vai ter repercussões sobre os jovens que costumam ter, por exemplo, acidentes, apendicites ou outras situações típicas da juventude.

Se houver “uma sobrecarga nos serviços de saúde à conta dos mais velhos que contraíram covid-19, obviamente terá um efeito indireto sobre a saúde dos mais novos, quanto mais não seja no acesso e na demora para lhes ser prestado cuidados”, afirmou ainda.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE