Conecte-se connosco

Coimbra

Covid-19: CHUC facilita envio de mensagens para doentes

Publicado

em

 

Ciente do “carácter indispensável do apoio familiar”, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) acaba de instituir um sistema para aproximar os doentes internados dos seus parentes.

Imagem ilustrativa

O mecanismo é accionado mediante acesso ao portal do CHUC na Internet (https://www.chuc.min-saude.pt), plataforma que proporciona copiar o “quadro 1” para o corpo da mensagem a enviar através do endereço de correio electrónico [email protected] , havendo possibilidade de remessa de vídeo.

MSH2 – NOME COMPLETO DO DESTINATÁRIO (O/A DOENTE) – SERVIÇO E ENFERMARIA ONDE ESTÁ INTERNADO (usar letras maiúsculas) constitui a matriz do assunto da mensagem.

Numa primeira fase, os destinatários com prioridade são os doentes que mais sofrem de distanciamento social, sem embargo de abranger outros pacientes, sendo que as visitas se encontram suspensas desde 12 de Março.

“A dinâmica da progressão da iniciativa será ajustada de acordo com o que a prática vier a aconselhar”, indicou o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, fazendo notar que para doentes e respectivos familiares esta “situação de isolamento e afastamento é, naturalmente, geradora de grande angústia e sofrimento”.

Segundo João Pedroso de Lima, coordenador da iniciativa MSH2, inserida num projecto de humanização do CHUC, há, ainda, a possibilidade de ser um(a) paciente a contactar familiares.

“Houve necessidade de reorientar o projecto H2 com vista a atenuar  o isolamento por que estão a passar os doentes”, disse a NDC João Pedroso de Lima, que foi director clínico dos outrora HUC – Hospitais da Universidade de Coimbra.

A iniciativa, apoiada pela Altice (que cedeu tablets), foi validada pelo Conselho de Ética do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

A situação gerada pela pandemia da covid-19 introduziu “alterações profundas na realidade hospitalar”, assinala o Conselho de Administração do CHUC, presidido pelo médico Fernando Regateiro.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade