No passado dia 01 de outubro foi identificada como positiva para SARS-CoV2 uma doente do género feminino numa enfermaria de medicina interna do CHUC (enfermaria de medicina G, pólo Hospital Geral (HG), o conhecido hospital dos Covõees. A doente foi transferida para a Unidade de Internamento COVID B do CHUC-pólo HG, onde permanece internada e estável do ponto de vista clínico, anunciou hoje o CHUC em comunicado enviado a NDC.
PUBLICIDADE
No dia seguinte, por indicação da Unidade de Prevenção de Controlo de Infecção e de Resistência aos Antimicrobianos (UPCIRA) do CHUC, foram rastreados todos os doentes internados na referida enfermaria, num total de 19 doentes, tendo-se encerrado a enfermaria a novas admissões de doentes. Dos 19 doentes rastreados, foram identificados dois doentes positivos do género masculino. Todos os doentes testados foram notificados dos resultados, acrescenta o CHUC.Esta unidade de internamento (enfermaria de medicina G, pólo Hospital Geral) permanece encerrada a novas admissões, com todos os doentes que testaram negativo sob medidas de isolamento adequadas.
Dos dois doentes do género masculino positivos, um foi transferido para a Unidade de Internamento COVID A do CHUC-polo HG, onde permanece internado e se encontra estável do ponto de vista clínico; o outro doente faleceu.
O CHUC afiança que no que concerne aos profissionais de saúde do serviço em questão, (enfermaria de medicina G, pólo Hospital Geral) todos foram rastreados. À data e hora deste comunicado, 11 testaram positivo – 7 enfermeiros e 4 assistentes operacionais – Destes, oito encontram-se com sintomatologia fruste e os restantes assintomáticos. Todos estão informados e todos foram afastados do local de trabalho, encontrando-se em isolamento no domicílio.
A Autoridade de Saúde foi informada de todos os casos e o Serviço de Saúde Ocupacional do CHUC encontra-se a acompanhar e a monitorizar todos os profissionais acima referidos.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.