Primeira Página

Covid-19: Castanheira de Pera com linha telefónica de apoio municipal

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-11-2020

A Câmara de Castanheira de Pera anunciou hoje que tem disponível uma linha telefónica para os cidadãos que necessitem de apoio dos serviços municipais de Proteção Civil, mas também para a entrega de medicamentos ou bens essenciais.

PUBLICIDADE

Numa nota de imprensa, este município do norte do distrito de Leiria refere que a linha telefónica – 913807281 – funciona 24 horas e pode ser utilizada “caso qualquer munícipe necessite de apoio dos serviços da Proteção Civil” da Câmara, no âmbito da covid-19.

PUBLICIDADE

“Os serviços da autarquia podem igualmente ajudar na entrega de bens essenciais, medicamentos e no apoio social ou na orientação de pessoas em isolamento, com sintomas ou que tenham testado positivo”, adianta a mesma nota.

Destacando a “aposta intensa na prevenção, registando até esta segunda fase da pandemia um número residual de casos positivos”, o município reconhece que podem ocorrer “alterações desta situação”, pelo que foram reforçadas “as campanhas de sensibilização e ações práticas em todo o território”.

PUBLICIDADE

Segundo a informação do município hoje divulgada, a semana passada o Serviço Municipal de Proteção Civil, em colaboração com a GNR, realizou “uma ação nos estabelecimentos comerciais, em quase todo o concelho, para sensibilizar os comerciantes para o cumprimento das medidas de prevenção a adotar” face à pandemia do novo coronavírus.

Já em colaboração com a Santa Casa de Misericórdia de Castanheira de Pera, foram iniciadas, também na semana passada, “ações de desinfeção de alguns espaços comuns que vão contribuir para a salvaguarda de todos os utilizadores”, lê-se na nota.

Os espaços desinfetados foram, entre outros, escolas, biblioteca, auditório e ginásio municipais, e edifícios do centro paroquial e dos Paços do Concelho.

A presidente da Câmara da Castanheira de Pera, Alda Correia, esclareceu à Lusa que a linha telefónica funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

“A linha está disponível desde o início da pandemia, mas reforçou-se agora a divulgação devido à segunda vaga”, explicou a autarca.

Considerando ser “muito importante a linha, porque a rede de transportes não é a mais desejada para servir as aldeias”, Alda Correia acrescentou: “Preocupa-nos muito as pessoas que estão isoladas, é junto destas que vamos fazer uma campanha de divulgação da linha telefónica e de sensibilização para os cuidados a ter” de prevenção da covid-19.

“Tenho de reforçar o pedido para as pessoas cumprirem com as normas da Direção-Geral da Saúde”, acrescentou.

O concelho de Castanheira de Pera registou desde o início da pandemia, em março, e até dia 11, três casos confirmados de covid-19, segundo o último boletim da Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, divulgado hoje de madrugada.

De acordo com o mesmo boletim, o gráfico referente ao Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte, de que faz parte Castanheira de Pera, “não se encontra atualizado por não se ter recebido esta informação entre” os dias 12 e 15 de novembro.

Castanheira de Pera tinha 2.614 habitantes em 2019, de acordo com as estimativas anuais da população residente do Instituto Nacional de Estatística.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE