Mundo

Covid-19: Brasil teria evitado 400 mil mortes se registasse média mundial 

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 24-06-2021

O Brasil teria evitado 400 mil mortes por covid-19 se registasse a média mundial de óbitos, afirmou hoje o epidemiologista da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Pedro Hallal à comissão parlamentar que investiga a resposta das autoridades à pandemia.

PUBLICIDADE

Hallal apresentou dados compilados por si na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da pandemia, do Senado brasileiro, para afirmar que o país tem 2,7% da população mundial, mas apresenta 12,9% das mortes por covid-19 no mundo e, se tivesse seguido a média global, menos pessoas teriam morrido.

“Ontem [quarta-feira], uma em cada três pessoas que morreram por covid-19 no mundo foi no Brasil (…) Podíamos ter salvado 400 mil vidas no Brasil apenas se estivéssemos na média mundial”, afirmou.

PUBLICIDADE

O epidemiologista, coordenador de um inquérito serológico realizado pela UFPel chamado Epicovid e que testou 100 mil pessoas no Brasil a pedido do Ministério da Saúde, também contou que foi censurado durante uma apresentação dos dados deste levantamento sobre a incidência da covid-19 em indígenas, numa reunião no Palácio do Planalto, sede da Presidência brasileira.

“Vou dizer para as senhoras e os senhores que este slide que apresentava diferença pelos grupos étnicos foi censurado – repito o termo: censurado – na coletiva [conferência] de imprensa no Palácio do Planalto, na qual eu apresentei os resultados dessa pesquisa”, disse, enquanto mostrava os dados aos senadores da CPI da pandemia.

PUBLICIDADE

publicidade

“Faltando 15 minutos para começar a minha apresentação, no Palácio do Planalto, senhores senadores e senhoras senadoras, eu fui informado, pela assessoria de comunicação, de que o slide tinha sido retirado da apresentação de slides de que eu era o apresentador”, acrescentou.

O gráfico em questão, apresentado hoje na CPI da pandemia, indicou que entre maio e junho do ano passado a doença atingiu em média cinco vezes mais indígenas do que brancos e duas vezes mais os negros do que a população branca.

No final de junho, a incidência da doença entre os indígenas era de 7,8%, enquanto entre brancos a ocorrência era de 1,7%.

O epidemiologista também atribuiu à postura do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, a principal responsabilidade pela situação da pandemia no país.

Segundo o especialista, só a demora na compra de vacinas contribuiu para que acontecessem 95,5 mil mortes evitáveis.

“Nós fizemos uma análise que estimou que especificamente o atraso na compra das vacinas da Pfizer e da CoronaVac resultou em 95,5 mil mortes”, afirmou.

Jurema Werneck, médica e diretora-executiva da Amnistia Internacional no Brasil, que também estava a prestar depoimento nesta audiência da CPI da covid-19, apresentou dados que indicaram que a maioria dos mortos pela covid-19 no Brasil eram pessoas de baixa rendimento, baixa escolaridade, negros e indígenas.

“O que os estudos atestam é que as desigualdades sociais tiveram influência sobre altas taxas de mortalidade. Quando a gente cruza com diferentes marcadores a gente vê que a maioria das pessoas que morreram no Brasil eram negras, indígenas, de baixa renda e de baixa escolaridade. Já sabíamos que o Brasil tinha uma grande desigualdade neste campo e deixámos passar”, afirmou a diretora da Amnistia Internacional.

A especialista defendeu ainda que haja responsabilização e a reparação dos danos causados pelo “descontrolo da epidemia” e considerou ser preciso “criar uma frente nacional” de combate à covid-19 liderada pelo Parlamento “e que inclua setores da sociedade”.

Werneck também avaliou que o Brasil não está a enfrentar diferentes vagas de infeções por covid-19, mas “sendo arrastado por um grande tsunami, uma grande tragédia, porque o Brasil não está a tomar as medidas necessárias de controlo da pandemia”.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo ao contabilizar 507.109 vítimas mortais e mais de 18,1 milhões de casos confirmados de covid-19.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos 3.893.974 vítimas em todo o mundo, resultantes de mais de 179,5 milhões de casos de infeção diagnosticados oficialmente, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE