Coimbra

Covid-19: Associação de Arganil recolhe material para hospitais públicos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 23-03-2020
A Associação SOS Arganil, no distrito de Coimbra, decidiu recolher material hospitalar diverso para apoiar os profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no combate à pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.

Rodrigo Oliveira, daquela associação, disse à agência Lusa que a SOS Arganil aceita doações de empresas e diferentes instituições, bem como de “qualquer pessoa que queira dar esse material”.

PUBLICIDADE

Segundo o mesmo dirigente, o material recolhido será depois entregue ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Instituto Português de Oncologia (IPO) e Hospital Pediátrico da mesma cidade.

De momento, “as carências expressam-se sobretudo no material de proteção individual”, como máscaras, viseiras, batas impermeáveis (“que podem ser fatos de pintura”), luvas, toucas, botas de proteção de cano alto em plástico, álcool e desinfetante, refere aquela entidade em comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

“É fundamental direcionar o nosso apoio aos profissionais de saúde que estão na frente de combate”, acrescenta, frisando a importância de “unir esforços” com o objetivo de conter a propagação do novo coronavírus e tratar as pessoas infetadas.

Rodrigo Oliveira frisou que, no essencial, se trata de “material caro e que está a ser muito requisitado”, apostando a associação na sua “rede contactos” para dar ao SNS a ajuda que for possível.

PUBLICIDADE

“Iniciamos também uma campanha para a produção de viseiras de proteção, construídas através de impressoras 3D. Já foram testadas e poderão ser plenamente usadas pelos profissionais de saúde”, de acordo com a SOS Arganil, com sede neste concelho, na povoação de Secarias.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE