Coimbra

Coimbra: Couves de Castelo Viegas vão rechear cabazes de Natal de 250 famílias (com vídeos)

Zilda Monteiro | 1 ano atrás em 16-12-2022

Centenas de couves foram colhidas, esta sexta-feira de manhã, pelos confrades da Confraria de Castelo Viegas, para rechear os 250 cabazes de Natal que a União das Freguesias (UF) de Santa Clara e Castelo Viegas vai distribuir amanhã (17 de dezembro) pelas famílias carenciadas.

PUBLICIDADE

No total, são cerca de 500 as couves que vão integrar estes cabazes, tal como tem sucedido nos últimos anos. Jorge Machado, da Confraria, explica que esta tradição começou com a entrega das couves junto à Câmara Municipal de Coimbra mas, numa fase posterior, a Confraria começou a “participar na composição dos cabazes da UF de Santa Clara e Castelo Viegas com a doação das couves”.

São, como explica, “couves especiais, com uma doçura especial”, que são semeadas, ano após ano, com este cariz solidário.

PUBLICIDADE

Esta é uma ação que envolve a Confraria durante todo ano, sendo os confrades que assumem a responsabilidade pelo tratamento do terreno e pela sementeira das couves, que decorre num terreno alugado, situado ao lado da sede da Junta de Freguesia de Castelo de Viegas. A ação culmina com esta colheita solidária e com a distribuição das couves por sacos, que são entregues à UF que procederá então à sua inclusão nos cabazes de Natal que vai entregar este sábado às famílias carenciadas da freguesia.

De acordo com José Simão, presidente da UF, os cabazes vão ser entregues na sede da Junta de Santa Clara entre as 10h00 e as 12h00 e na sede de Castelo Viegas entre as 12h00 e as 14h00.

PUBLICIDADE

publicidade

No total, são 250 os cabazes a entregar, o mesmo número do ano passado. Estão, segundo o presidente, “muito bem recheados”, com todos aqueles produtos típicos da quadra, de forma a assegurar a todas estas famílias uma consoada mais recheada e feliz.

José Simão realça que, para além dos cabazes, a UF vai entregar ainda, na quarta e quinta-feira, cartões de compras do hipermercado Continente às famílias da freguesia “com carência económica comprovada” que tenham crianças nos seus agregados.

“Por cada criança, é entregue um cupão no valor de 50 euros. A ideia é que possam comprar um brinquedo para os filhos mas também outros bens que não estejam no cabaz, como os produtos frescos”, explicou, adiantando que esta ação, “promovida pela UF e pela Comissão Social de Freguesia, com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Coimbra, representa um investimento de 5.800 euros”.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE