Economia

Couto da Agricultura do Centro

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 11-12-2013

O presidente do Conselho Empresarial do Centro (CEC), José Couto, disse hoje que a agricultura da região “tem capacidade para crescer” e modernizar-se.

PUBLICIDADE

O setor agropecuário da Região Centro tem atualmente condições para “introduzir inovação e melhorar o seu valor acrescentado”, declarou José Couto à agência Lusa.

O presidente do CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro falava no final da sessão de balanço do projeto in_Agri – Rede de Oficinas de Inovação para o setor agroindustrial, o qual obteve “excelentes resultados” e apresenta “perspetivas para o futuro”, após dois anos e meio de execução, segundo uma nota da organização.

PUBLICIDADE

publicidade

“O facto de terem de pensar num plano de negócios mostrou-se muito importante para algumas empresas”, disse.

Algumas ações de formação do projeto in_Agri permitiram “perceber que muitos empresários da agroindústria não têm conhecimento dos mercados externos e dos processos ligados à exportação”, enfatizou José Couto.

PUBLICIDADE

Na sua opinião, é necessário que os agricultores “pensem como empresários”, pois isso “traz-lhes vantagens”.

“Este projeto também mostrou que há processos de organização que são muito importantes”, sublinhou o presidente do CEC.

Retomando o essencial das suas afirmações no encerramento da sessão, José Alberto Ferreira, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), assegurou à Lusa que “dinheiro não vai faltar”, entre 2014 e 2020, para “criar emprego e riqueza para a região”, incluindo no setor primário.

“Haja projetos, que o dinheiro vai existir, com certeza”, referiu.

O investigador Henrique Pires dos Santos, responsável do in_Agris, fez um balanço “extremamente positivo” do projeto, que envolve ainda as escolas superiores agrárias de Coimbra e Castelo Branco, o Instituto Pedro Nunes da Universidade de Coimbra e o Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS), comum a estas duas instituições.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE