Extra

Countdown para o UCI GranFondo World Series – Coimbra Region, by Black Jack 

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 28-07-2022

Um evento por todos esperado, no último fim de semana de julho, a Cabreira Solutions, traz para Portugal, pelo segundo ano consecutivo, a espetacularidade do UCI GranFondo World Series – Coimbra Region, by Black Jack, aquele que é o mais internacional evento de ciclismo para todos em Portugal, pretendendo ser um polo aglutinador de visitantes, antes, durante e após o evento, dada a visibilidade que dará a toda a região envolvente. Para quem gosta de números, em 2019, antes da pandemia, realizaram-se cerca de 30 eventos em 17 países e 5 continentes diferentes, o UCI GranFondo World Series foi a série líder em eventos de participação em massa, com cerca de 60.000 participantes ano, vindos de 76 países diferentes.

PUBLICIDADE

Nos próximos dias 30 e 31 de julho será realizada a segunda edição do  UCI Granfondo World Series Coimbra Region. Trata-se de um evento de cicloturismo, aberto à participação de todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas (federados ou não federados), de ambos os sexos, de qualquer nacionalidade e maiores de 19 anos de idade à data do evento. 

O ritmo das inscrições demonstrou, uma vez mais, o interesse patenteado nos entusiastas da modalidade, com 400 participantes na vertente de contrarrelógio e mil participantes na prova de fundo. Os atletas terão a oportunidade de realizar no sábado (dia 30) o exercício individual e no domingo (dia 31) o Granfondo e viverem as experiências similares às dos ciclistas profissionais, durante os dois dias de competição. Na prova em linha, poderão optar pelas seguintes distâncias, com as seguintes designações, quilometragens e desnível:

PUBLICIDADE

– Contrarrelógio Individual – 20,2 km – 45 mts D+

– Granfondo – 142 km – 1510 mts D+ 

PUBLICIDADE

– Mediofondo – 104 km – 1120 mts D+ 

 

UCI GranFondo World Series – Coimbra Region by Black Jack é um dos eventos selecionados pela UCI realizados em todo o mundo. São cerca de 25 eventos de qualificação, onde são apurados os 20% melhores em cada faixa etária para o Campeonato do Mundo UCI Granfondo, quer para o contrarrelógio individual, quer para a prova de fundo. Na prova final, serão consagrados os campeões mundiais de cada escalão, que envergarão a tão ambicionada e carismática camisola arco-íris, à semelhança do que acontecerá em Itália no decorrer deste ano. O Granfondo World Series Coimbra Region, permitirá apuramento para o Campeonato do Mundo UCI Granfondo 2023, em local e data a apresentar pela UCI.

No que concerne aos locais de realização da competição: Coimbra receberá as emoções do contrarrelógio. Sempre com vista para o Mondego, todo o cenário do CRI estará montado na cidade dos estudantes e, como pano de fundo, a “Alta e Sofia” Universidade de Coimbra, o participante estará num dos centros turísticos mais importantes de Portugal, podendo apreciar toda a tradição académica e todo o património da UNESCO que ecoa em cada viela ou quebra-costas, por certo levará o encantamento da “lição de Coimbra” e cada minuto de partida, ao “som de uma balada” ou ao “bater da velha cabra”, os atletas tentarão superar-se e tentar o almejado apuramento para o mundial de contrarrelógio individual. 

Os atletas e acompanhantes receberão o racebook da prova e reiteradas informações que promoverão a visita a vários locais emblemáticos, como: Universidade de Coimbra, Arco da Almedina, Sé de Coimbra, Igreja de Santa Cruz, Quinta das Lágrimas, Portugal dos Pequenitos, Jardim das Sereias, Jardim Botânico, Penedo da Saudade e Museu Machado Castro, entre outros locais, tal é a diversidade de propostas.

As distâncias Granfondo e Mediofondo, terão partida e chegada no dia seguinte em Montemor-o-Velho, com passagem por V. N. de Poiares, Góis, Lousã e Miranda do Corvo. Os atletas usufruirão de uma riqueza paisagística imensurável e, à chegada, poderão sentir os extensos arrozais que oscilam ao sabor das estações acompanhando os sinais de mudança e o majestoso Castelo em estilo Românico e Gótico, mandado erigir por D. Afonso VI, no século XI, onde estará instalada a meta, com uma chegada em alto, para uma maior espetacularidade do final da prova de fundo. 

Visitar o concelho de Montemor-o-Velho é descobrir a ancestralidade de um povo e descortinar pistas para um futuro pleno de desenvolvimento. Em Montemor-o-Velho encontra-se uma das melhores pistas europeias para a prática das modalidades de canoagem, remo, triatlo e natação em águas abertas. Com um impressionante plano de água de 2200m perfeitamente integrado na paisagem agrícola, o Centro Náutico apresenta condições de exceção para a prática desportiva ao mais alto nível, perfilando-se como um importante fator de desenvolvimento que extravasa fronteiras. Aqui, os amantes das atividades desportivas encontram ainda uma vasta oferta de modalidades que podem ser praticadas nos vários pavilhões desportivos, polidesportivos descobertos, campos de futebol e no Centro Equestre, bem como a caça, nas reservas associativas. 

Estamos em território de ciclismo e a maior de todas as provas é que esta região foi berço de um dos principais nomes do panorama velocipédico português, refiro-me obviamente a Alves Barbosa que nasceu em Fontela, 24 de dezembro de 1931 e em Montemor-o-velho passou maior parte do tempo. Aliás, Alves Barbosa foi o primeiro Português da história do ciclismo a figurar nos dez primeiros do Tour de France, em 1956. Os seus maiores sucessos desportivos obteve-os na Volta a Espanha onde na edição de 1961 conseguiu uma vitória de etapa, e na Volta a Portugal onde conseguiu a vitória absoluta nas edições de 1951, 1956 e 1958.

Por todos estes motivos, não só os atletas, mas também os seus acompanhantes, conseguirão, dentro desta belíssima região, desfrutar da diversidade paisagística e cultural associada a esta edição, onde o turismo da região centro estará novamente em grande e na moda, também pela via do cicloturismo.

Está dado o mote para o único evento de ciclismo para todos na Península Ibérica com esta qualificação, ou seja, com a chancela da UCI, o que constitui uma oportunidade única para os participantes e, acima de tudo, uma inegável montra para esta região de Coimbra e mais uma oportunidade para degustar a doçaria conventual coimbrã ou o delicioso Pastel de Tentúgal.

Convidámo-lo a vivenciar na nossa companhia, a magnífica experiência que será o  UCI Granfondo World Series Coimbra Region, by Black Jack.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE