Coimbra

Cotoneaster. Conhece?

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 26-12-2015

Além do azevinho e da gilbardeira, outra planta rouba as atenções das decorações do Natal mais tradicional de Portugal: o Cotoneaster ou, cientificamente, Cotoneaster horizontalis.

PUBLICIDADE

a

Esta é uma das razões porque Cotoneaster foi escolhido para ser  a planta do mês de janeiro no Parque Biológico da Serra da Lousã, onde pode ser admirada esta especie  arbustiva, lenhosa com uma forma irregular, com ramagem aberta, ramificada, de porte baixo entre 1 a 2 metros de altura. Os ramos são arqueados, horizontais e com ramificações secundárias à semelhança de espinhas-de-peixe. As folhas são pequenas, ovaladas, alternas, coriáceas e de cor verde-escura, mas adquirem belos tons alaranjados no outono e inverno.

PUBLICIDADE

publicidade

As flores surgem na primavera, e são axilares, de cor rosa claro e, apesar de pequenas, são muito abundantes e ornamentais. Elas atraem todo tipo de polinizadores, de abelhas a borboletas. Os frutos formam-se no verão, mas são duráveis, podendo ficar por todo outono e inverno na planta, a não ser que sejam devorados antes por ávidos passarinhos.

O cotoneaster deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Tolerante a podas, que devem ser realizadas no inverno com o objetivo de retirar ramos mortos, doentes, ladrões e malformados, estimular o adensamento ou corrigir a simetria da copa que pode “descompensar” para um dos lados. Apesar do aspeto natural ser informal, esta planta pode ser podada em formas geométricas para utilização em cercas. Já conhece o Cotoneaster?

PUBLICIDADE

No Parque Biológico da Serra da Lousã e no recentemente inaugurado Hotel Parque Serra da Lousã é possível observar inúmeros exemplares desta  e de outras espécies.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE