Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Costuma sentir comichão nos pés? Pode ser significado de algo mais sério

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 07-06-2023

Damos valor à pele do nosso corpo. Compramos cremes para a cara, para o corpo, para as mãos, mas quase todos nós esquecemo-nos de tratar de uma parte corporal: os pés.

PUBLICIDADE

Não recebem tanta atenção e são frequentemente expostos a atividades físicas e temperaturas extremas. Esses fatores podem levar a sentir comichão nos pés, mas pode ser um sinal de algo mais sério, como problemas de saúde.

Mas o que causa a comichão nos pés? Pode estar relacionado com problemas de pele ou diabetes. Uma das causas mais comuns é uma infeção fúngica conhecida como pé de atleta.

PUBLICIDADE

publicidade

A dermatologista Marisa Garshick e o podólogo Waldemar Majdanski, da Prevention, revelam algumas causas para a comichão: “doença hepática, neuropatia periférica (associada ao diabetes), eczema, psoríase, pé de atleta e sarna”.

Apesar de o pé de atleta ser causado pelo contato com o fungo ou pela exposição prolongada a ambientes húmidos, condições como eczema e psoríase geralmente são desencadeadas pelo sistema imunológico ou pelos genes, de acordo com a Mayo Clinic . Antes de começar a preocupar-se, a causa da comichão nos pés também pode ser tão simples como ter a pele seca.

PUBLICIDADE

Embora possa geralmente ser tratada em casa, alguns casos exigem a orientação de um médico, pois podem ajudar a determinar a causa e prescrever um tratamento para ajudá-lo a sentir-se melhor.

Para evitar comichões nos pés basta “evitar andar descalço, arejar o calçado no final do dia, borrifar o calçado com sprays antifúngicos, usar sapatos confortáveis ​​e respiráveis ​​para evitar o aumento da transpiração dos pés e limpar entre os dedos após o banho”, conclui Majdanski.

“É importante ser examinado por um médico se a comichão estiver a acordá-lo durante o sono ou se interferir na sua qualidade de vida”, refere Marisa Garshick.
Se for um desconforto ligeiro, existem vários cremes que pode comprar para manter os sintomas sob controlo.

A especialista alerta que se estiver a lidar com pé de atleta, existem vários medicamentos antifúngicos que pode experimentar. No entanto, se os sintomas não diminuírem, os profissionais sugerem marcar uma consulta.

“Os tratamentos apenas melhoram os sintomas”, explica Majdanski. “Seria sensato consultar um profissional, como um podólogo ou um dermatologista, para avaliar melhor a condição e delinear o plano de tratamento adequado”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com