Política

Costa afirma que Pedro Nuno é o timoneiro para Portugal estar no Cabo da Boa Esperança 

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 meses atrás em 08-03-2024

O primeiro-ministro cessante, António Costa, manifestou-se hoje confiante na vitória do PS, e avisou que Portugal enfrentou a tormenta em luta contra a inflação e precisa de Pedro Nuno Santos como timoneiro no Cabo da Boa Esperança.

PUBLICIDADE

Esta posição foi assumida por António Costa no tradicional almoço da Trindade, em Lisboa, antes da intervenção do secretário-geral do PS e da tradicional descida do Chiado, numa iniciativa que contou com a presença do antigo líder socialista Ferro Rodrigues e do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Nesta sua segunda participação na campanha eleitoral para as legislativas de domingo, o ex-secretário-geral socialista abriu a sua intervenção com uma nota de otimismo: “Este almoço na Trindade significa que estamos a dois dias de uma grande vitória do PS e de eleger Pedro Nuno Santos como o próximo primeiro-ministro”.

PUBLICIDADE

Depois, o ex-secretário-geral do PS procurou sintetizar o que, na sua opinião, está em causa nas eleições de domingo.

“Agora, que tudo indica termos conseguido dobrar o cabo das tormentas é preciso garantir que este momento de mudança nos faça mesmo estar no cabo da Boa Esperança. É fundamental não andarmos para trás e não destruirmos o que foi feito”, disse.

PUBLICIDADE

publicidade

Para António Costa, “com um novo timoneiro, o Pedro Nuno Santos, é preciso dar “um novo impulso à caminhada iniciada em 2015”.

Antes, o primeiro-ministro salientou que “estes últimos dois anos foram muitos exigentes para os portugueses, para as empresas e para Governo”.

“Foram mais difíceis do que nos dois anos de pandemia [da covid-19]. Na pandemia, o desafio foi maior, o impacto na vida das pessoas foi superior, mas sabíamos que com prevenção e com vacina que se conseguia combater a doença. No combate a inflação foi bastante mais difícil sobre como fazer”, justificou.

António Costa assinalou que a inflação atingiu 10,2% em outubro de 2022, mas já baixou até à casa dos 2%.

“As taxas de juros estabilizaram e há a perspetiva de que possam começar a cair. No último trimestre do ano passado, Portugal foi o país da União que mais cresceu, com o emprego em máximos e a OCDE a dizer-nos que teve o terceiro maior aumento real de rendimentos das famílias”, assinalou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE