Coimbra

“Cortiçada Weekend” liga Sertã, Proença-a-Nova e Oleiros em festival cultural inédito nas redes sociais

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 23-07-2020

Decorre nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto, o “Cortiçada Weekend”, uma iniciativa inédita, que vai ligar os concelhos da Sertã, Proença-a-Nova e Oleiro à internet, num festival online, que irá decorrer nas redes sociais.

PUBLICIDADE

O evento contará com inauguração de três obras de arte criadas em co-autoria pelas arquitetas Marta Aguiar, Mariana Costa e Sofia Marques de Aguiar, do escritório de arquitetura MAG – Marques de Aguiar, com a realização de workshops e com a transmissão de concertos em streaming.

PUBLICIDADE

A iniciativa realiza-se no âmbito do Cortiçada Art Fest – Festival de Experiências Artísticas na Paisagem, dinamizado por estes municípios, em colaboração com o escritório de arquitetura MAG – Marques de Aguiar, que assegurou a curadoria do projeto, com o propósito de homenagear a interioridade e dar uma nova vida à região.

«O “Cortiçada Weekend” sintetiza um ciclo de trabalho com as comunidades locais, de escolha de lugares significativos na paisagem, de encontro e partilha com workshops de artistas da região e culmina com a devolução desta partilha a quem habita e vive cada um destes lugares, sob a forma de três obras de arte: o “Véu”, o “Farol dos Ventos” e a “Moon Gate”, que serão agora inaugurados e constituem um roteiro de obras de arte», explica Marta Aguiar, responsável pela organização do Cortiçada Art Fest.

PUBLICIDADE

publicidade

«Todo este processo foi desenvolvido com foco na partilha e na interação com as comunidades locais e com a comunidade da Beira Baixa espalhada entre os centros urbanos do país e do mundo», refere a responsável, sem esquecer «os trabalhos das crianças no Ciência Viva de Proença-a-Nova, com as aproximações criativas ao Farol dos Ventos e às características do lugar, ou os poemas dedicados ao Farol dos Ventos, escritos por quem “pertence” à região da Serra das Talhadas».  

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE