Educação

Cortejo dos Pequenitos para crianças internadas no Hospital Pediátrico de Coimbra

António Alves | 2 horas atrás em 06-05-2025

Um “Cortejo dos Pequenitos” no interior do Hospital Pediátrico é uma das principais novidades da edição 2025 da Queima das Fitas.

A atividade decorre na manhã de 21 de maio nas instalações da unidade de saúde e, de acordo com a comissária da Representação Institucional, Matilde Moreira (Faculdade de Medicina), será “uma simulação do Cortejo dos Pequenitos para os mais pequenos, que estão impossibilitados de estar presente no desfile principal”.

O principal cortejo dos mais novos tem lugar a partir das 14:00 de 21 de maio com alunos dos 3 aos 5 anos a desfilarem entre a Praça 8 de Maio e a Praça da Canção vestidos de estudantes de capa e batina e onde não faltam os “cartolados”.

PUBLICIDADE

Outra das novidades passa pela recolha solidária de brinquedos para posterior entrega às famílias carenciadas. A realização da Corrida Solidária na manhã de domingo, 11 de maio, é outra das propostas integradas neste pelouro das Relações Institucionais.

Veja quem são os comissários da Queima das Fitas 2025

A Benção das Pastas nos dias 14 e 15 de junho e a realização de um torneio de dominó e de sueca são outras das iniciativas reveladas na conferência desta terça-feira no jardim exterior do Forum Coimbra e que serviu ainda para dar a conhecer o cartaz das Noites do Parque entre os dias 23 e 31 de maio.

Sobre a Serenata Monumental, confirma-se a informação avançada a 10 de abril pelo Notícias de Coimbra de que ela iria ter lugar na Sé Velha. Um evento com entrada condicionada para garantir a segurança de quem vai assistir ao tradicional arranque da festa estudantil. Os pormenores serão revelados na próxima semana.

Quanto ao Cortejo dos Fitados, só na quinta-feira, 8 de maio, é que se irá saber se ao chegar ao fundo da Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes segue em frente para a nova Avenida Dom Sesnando Davides (Via Central) em direção à Avenida Fernão de Magalhães ou se vira à direita para a rua da Sofia, rua João Machado, Rotunda da Cindazunda, Avenida Fernão de Magalhães e conclusão na Avenida Emídio Navarro (junto à Ponte de Santa Clara).

Neste desfile, vão estar uma centena de veículos e um total superior a 2.500 estudantes a fazer o percurso entre o Largo D. Dinis e a zona do Largo da Portagem.

O Baile de Gala terá como tema o romance dos anos 20 do século passada escrito por F. Scott Fitzgerald, “O Grande Gatsby”, e decorrerá na noite de 27 de maio nos claustros do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra.

Na noite seguinte, e no mesmo local, é a vez do Chá Dançante. Carlos Missel espera que este seja o primeiro de mais bailes de gala e chá dançantes naquele espaço da Universidade de Coimbra.

Veja o Direto NDC com Carlos Missel

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE