O Comando Territorial de Castelo Branco da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da Covilhã, nos dias 24 e 25 de maio, resgatou um corso recém-nascido, Capreolus capreolus, e um texugo-europeu, Meles meles, no concelho da Covilhã.
No decorrer de uma ação de patrulhamento, no dia 24 de maio, os elementos do NPA foram alertados por populares que um corso recém-nascido se encontrava a deambular sozinho na via pública, na localidade de Erada. No seguimento da ação, deslocaram-se para o local, onde localizaram e recolheram o espécime, que aparentava estar desnutrido e debilitado.
PUBLICIDADE
No dia seguinte, os elementos do NPA foram ainda alertados que um texugo-europeu se encontrava junto a uma zona residencial, na localidade de Teixoso. No seguimento da ação, deslocaram-se para o local, onde localizaram e recolheram o espécime, que aparentava estar ferido e debilitado
Os animais foram entregues no Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Castelo Branco, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.