Coimbra

Corrida São Silvestre regressa sábado a Coimbra com participação recorde

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 12-12-2022

A Corrida São Silvestre de Coimbra conta já com 2150 atletas inscritos, mais 150 do que na última edição, segundo anunciou o vereador do Desporto, Carlos Lopes, durante a reunião do executivo desta segunda-feira.

PUBLICIDADE

A corrida regressa às ruas da cidade já no próximo sábado (17 de dezembro), a partir das 18h30, num percurso de cerca de 10 quilómetros, com partida e chegada na Rua Infanta Dona Maria, na Solum. Simultaneamente, realiza-se a Caminhada Bluepharma e, para os mais novos, a Mini São Silvestre, ambas com cinco quilómetros.

O campeão olímpico Carlos Lopes e a campeã olímpica Fernanda Ribeiro apadrinham o evento que vai ter a presença de vários atletas de elite como Solange Jesus, do CD Feirense (campeã nacional de estrada 2022 e vencedora da 43ª São Silvestre de Coimbra), Hermano Ferreira, da Escola de Atletismo de Coimbra (melhor maratonista português de 2022 e vencedor da 43.ª São Silvestre de Coimbra), Ana Ferreira, do Sporting CP, Carla Martinho, do RD Águeda, Pedro Ribeiro, ex-Sporting CP, e ainda Samuel Freire, ex-SL Benfica.

PUBLICIDADE

“Batemos o recorde de inscritos”, anunciou Carlos Lopes, no momento em que o executivo analisava e votava uma proposta de protocolo de cooperação entre a autarquia, a Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC) e a Associação Desportiva e Recreativa Casaense (ADC), para a organização desta tradicional corrida, uma das mais antigas do país, até ao ano de 2024.

“A Corrida de São Silvestre Coimbra, organizada em conjunto com o Município, desde 2014, tem tido um sucesso crescendo e tem contado com a presença dos melhores atletas e clubes portugueses, como o Benfica ou o Sporting, sendo já considerada uma das principais provas do circuito nacional”, justifica a informação técnica dos serviços municipais. Nesse sentido, a autarquia deliberou um novo protoloco de cooperação entre as três entidades para a realização da prova nas três próximas edições.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que, em 2014, a Câmara de Coimbra aprovou o contrato programa de desenvolvimento desportivo para a organização da Corrida de São Silvestre para as edições de 2014, 2015 e 2016, em parceria com a ADAC e a ADC. “Dado o sucesso e a excelência organizativa demonstrada pelos parceiros”, a autarquia aprovou, em 2017, novo protocolo para a coorganização do evento que viria a realizar-se a 30 de dezembro, como pode ler-se na informação dos serviços municipais. Já em 2018 foi assinado novo protocolo de cooperação que veio estabelecer as competências e as obrigações dos três outorgantes, para as edições seguintes (2018, 2019, 2020 e 2021), tendo terminado o seu período de vigência no final de janeiro de 2022.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE