Coimbra

Corredor ferroviário Aveiro-Viseu-Vilar Formoso deve ser prioridade

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 10-02-2014

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu defenderam hoje que o corredor ferroviário Aveiro-Viseu-Vilar Formoso deve ser uma prioridade, sugerindo a construção de um troço e a melhoria de outro.

PUBLICIDADE

“Na ferrovia, a nossa prioridade é o corredor Aveiro-Viseu-Vilar Formoso. Se há um reconhecimento claro deste corredor em termos de exportação, porque é que não se dá prioridade à construção do que falta e à melhoria do que é necessário?”, questionou Pedro Alves.

Em conferência de imprensa, o deputado social-democrata congratulou-se por esta ser uma das prioridades que vem referenciada no relatório final das infraestruturas de valor acrescentado, apresentado pelo grupo de trabalho constituído por despacho do secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações.

PUBLICIDADE

publicidade

Na sua opinião, é imprescindível que este investimento seja construído nos próximos sete anos, sem prejuízo da modernização da linha da Beira Alta.

A par deste projeto, elege também como prioridade “a melhoria da mobilidade a sul”.

PUBLICIDADE

“Reconhecemos a importância da construção da autoestrada [até Coimbra], mas importa que haja uma ponderação relativamente ao traçado”, alerta, apontando “a má experiência da sobreposição da A25 ao traçado do IP5”, em que a mobilidade na região passou a ter um custo para as empresas e para as famílias.

Pedro Alves sublinha que há a possibilidade de melhoria do eixo existente, sem que isso represente um custo para os utilizadores.

“Sabemos quais são os constrangimentos que há nessa via, sabemos que a via que existe tem condições satisfatórias de mobilidade a sul dentro do distrito. Por isso mesmo, não vejo porque não se estudem outras alternativas”, sustentou.

O deputado do PSD acredita que é possível encontrar soluções alternativas à proposta que passa exclusivamente pela sobreposição do traçado.

“Não podemos encarecer mais a mobilidade aos nossos membros da comunidade e isso seria sobrepor a totalidade do troço. Penso que há condições para fazer estudos sérios e sustentáveis que não penalizem a nossa comunidade”, referiu.

Como o estudo apresentado não traz “nenhuma proposta concreta da ligação Viseu-Coimbra”, promete “ajudar a encontrar uma solução que não repita os erros do passado”.

“Esperamos que o PS defina as suas prioridades. Se definirem a ferrovia e a ligação a sul como prioridade, vamos todos unir esforços para que isto seja uma realidade”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE