Primeira Página

“Corra o ano como correr, o mês de Agosto há-de aquecer”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 horas atrás em 30-07-2025

Imagem: depositphotos.com

As previsões meteorológicas para o mês de agosto em Portugal não trazem boas notícias.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a Meteored, o calor extremo que marcou o final de julho deverá prolongar-se em agosto, com temperaturas muito acima da média em várias regiões do país.

PUBLICIDADE

O geógrafo e editor-chefe da Meteored Portugal, Alfredo Graça, destaca que os mapas do modelo de confiança mostram anomalias térmicas persistentes entre 3 a 6 ºC acima do normal em grande parte do Norte, Centro e Alentejo. Já em regiões como Lisboa, Setúbal, Faro, Bragança, o litoral de Coimbra e Leiria, os desvios também são positivos, mas mais moderados (entre 1 e 3 ºC). Nos Açores e Madeira, as temperaturas deverão manter-se apenas ligeiramente acima do habitual.

“A continuidade do calor intenso e da possível onda de calor representa riscos acrescidos para a saúde pública e aumenta significativamente o risco de incêndios florestais”, alerta o especialista. As chamadas noites tropicais — com mínimas acima dos 20 ºC — deverão ser frequentes, embora algumas zonas do litoral e regiões montanhosas possam ainda registar noites mais frescas devido à nortada atlântica e outros fatores locais.

No que toca à precipitação, agosto deverá manter a tendência habitual de tempo seco. Apesar da ausência de anomalias significativas nos modelos, algumas áreas do Continente poderão registar ligeiras secas, enquanto nos arquipélagos se antecipam episódios pontuais de maior humidade. A Meteored sublinha, no entanto, que fenómenos convectivos típicos de verão, como trovoadas e granizo, podem ocorrer e alterar pontualmente os valores mensais de precipitação.

Recomenda-se a prudência e atenção especial às recomendações das autoridades durante o mês de agosto, particularmente no que diz respeito à exposição ao calor e à prevenção de fogos rurais.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE