Portugal

Corpo da Guarda Prisional sente-se preterido em relação aos reclusos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-03-2020

O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) queixou-se hoje da ausência de medidas que protejam estes profissionais da Covid-19, considerando que as autoridades estão mais preocupadas com os reclusos.

PUBLICIDADE

“Não conseguimos alcançar esta ideia protetora e romântica para com os concidadãos privados da liberdade e nenhuma preocupação e proteção para os concidadãos profissionais do corpo da guarda prisional”, critica o presidente Jorge Alves, que pede uma “atitude uniforme, clara e efetivamente protetora do sistema”.

Em carta dirigida ao primeiro-ministro António Costa, o SNCGP insurge-se contra a ausência de equipamento de proteção individual para os guardas, defende um reajustamento de horários, pede uma uniformização nacional da questão das visitas aos estabelecimentos prisionais e insta as autoridades a apostar em sistemas de videoconferência no contacto entre os reclusos e as suas famílias.

PUBLICIDADE

“Parece que os profissionais do CGP são diferentes dos restantes profissionais das forças e serviços de segurança”, protesta o sindicato, que também se indigna contra o facto de o sistema prisional estar a ter um tratamento “diferente” dos hospitais, lares, escolas, e outros serviços da administração pública “que impediram o contacto com o exterior”.

O diretor-geral da Reinserção e Serviços Prisionais, o procurador Rómulo Augusto Mateus, concentra boa parte das críticas – “nem se dignou a dirigir uma palavra de apoio, de consideração, de motivação, mas principalmente uma atitude de proteção e união” -, que no fim são extensíveis à ministra da justiça e ao governo.

PUBLICIDADE

publicidade

“É a facilitar que depois ficamos perante os problemas (…) por isso esperamos que, quando algo acontecer, o diretor-geral assuma as suas responsabilidades, bem como a ministra da Justiça e todo o Governo, por incumprirem os seus deveres perante os trabalhadores do CGP numa matéria tão elementar como é a proteção da sua saúde, num ambiente como o vivenciado diariamente nos Estabelecimentos Prisionais”, concluem.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE