Vamos

Coro Sinfónico Inês de Castro realiza concerto de encerramento do X Ciclo Requiem

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 24-10-2022

O Coro Sinfónico Inês de Castro da Associação Ecos do Passado, entidade organizadora do X Ciclo de Requiem – Coimbra 2022, vai realizar o concerto de encerramento do X Ciclo de Requiem “Sabat Mater” de G.B. Pergolesi, sábado, 29 de outubro, pelas 21:30, na Igreja da Rainha Santa Isabel, Mosteiro de Santa-Clara-a-Nova, Coimbra.

PUBLICIDADE

Stabat Mater é a derradeira obra musical de Giovanni Battista Pergolesi em 1736 e tornou-se uma das suas obras mais célebres após a sua morte. Jean-Jacques Rousseau mostrou apreço pela obra, elogiando o movimento de abertura como “o dueto mais perfeito e comovente que saiu da pena de qualquer compositor”. Inspirado na prece de Maria e por estar integrado no X Ciclo de Requiem de Coimbra, como concerto de encerramento, é dedicado ao amor das mães que perdem e se separam dos seus filhos devido às guerras.
 

Segundo a organização, este é também um concerto “evocativo da trasladação da Rainha Santa Isabel (1677), do Mosteiro de Santa Clara a Velha para o Mosteiro de Santa Clara a Nova, numa homenagem dirigida à grande mulher, mãe e Rainha do passado que se tornou Santa e Padroeira da Cidade de Coimbra, repousando para sempre na magnífica Igreja da Rainha Santa, que acolhe”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE