Vamos

Coro Coimbra VOCAL e Luís Figueiredo lançam álbum “Memória da Viagem” no Convento São Francisco

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 23-09-2023

O Coro Coimbra VOCAL apresentou hoje, dia 23 de setembro, às 15h00, no Convento São Francisco, o álbum “Memória da Viagem”, uma obra de Luís Figueiredo, lançada a 21 de setembro, sob a chancela da Roda Music Label, com o apoio da Câmara Municipal (CM) de Coimbra e do Ministério da Cultura.

PUBLICIDADE

“Memória da Viagem” foi encomendada pelo Coimbra VOCAL ao compositor, pianista e produtor conimbricense Luís Figueiredo, em 2019, com o apoio da CM de Coimbra e do Jazz ao Centro Clube, e foi escrita durante o ano de 2020.

A obra foi estreada no Grande Auditório do Convento São Francisco no dia 24 de outubro de 2021, no âmbito do Festival Jazz ao Centro, uma vez mais com o apoio do Jazz ao Centro Clube e da CM de Coimbra. Trata-se de uma suite para trio de jazz e coro misto em 14 andamentos, em que se alternam “momentos solísticos (do coro, do trio ou de algum instrumento em particular) com passagens em que a massa sonora do coletivo se impõe de forma vigorosa”, como explica Luís Figueiredo.

PUBLICIDADE

Ao Coimbra VOCAL junta-se o Luís Figueiredo Trio, composto pelo compositor, ao piano, por Bruno Pedroso, na bateria, e por Bernardo Moreira, no contrabaixo.

“Memória da Viagem” está já disponível em todas as plataformas digitais e pode ser adquirida através de contacto direto com o Coimbra VOCAL ou no site da Roda Music Label.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

O Coimbra VOCAL, integrado na Pautas e Reflexos – Associação, fundada em 11 de setembro de 2019 -, é um grupo constituído, maioritariamente, por coralistas amadores de vozes adultas mistas – cerca de 50 coralistas, neste momento – e assume-se como um projeto inovador na região centro. Procura trabalhar obras nunca interpretadas, pouco divulgadas ou esquecidas, com um devir maior para obras dos compositores portugueses, bem como os que os influenciaram e por eles foram influenciados. Desde 2020, tem merecido o apoio da CM de Coimbra – mais de seis mil euros -, através do programa de apoio permanente à Cultura.

A apresentação contou com a presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, da presidente da Direção do Coro, Isabel Afonso, do compositor do disco e representante da produtora Roda Music Labor, Luís Figueiredo, e ainda do representante da Editora d’Ideias, José Manuel Rodrigues.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE