Cordel Maneirista ganha prémios no 7º Concurso Nacional de Doçaria Tradicional Portuguesa

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 26-03-2018

O Pudim das Clarissas de Coimbra e os Pastéis de Santa Clara, património doceiro, investigado e divulgado pelo Cordel Maneirista, foram distinguidos respectivamente com medalha de Ouro e medalha de Bronze na categoria “Doçaria Conventual de Coimbra” pelo segundo ano consecutivo no 7º Concurso Nacional de Doçaria Tradicional Portuguesa 2018, organizado pela Qualifica/OriGin Portugal e CNEMA (Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícola), em Santarém.

PUBLICIDADE

A recuperação destas receitas, legado do Convento de Santa Clara de Coimbra, resultou de apurada investigação sobre receituário conventual de Coimbra e em várias tentativas na produção até se conseguir um produto identitário e o mais fiel possível à sua génese.

pudim

PUBLICIDADE

O Pudim das Clarissas, simbiose perfeita entre o açúcar e as gemas de ovo, traduz a dedicação que as Clarissas ofereceram à doçaria elaborando de forma exímia este património que urge valorizar.

pasteis

PUBLICIDADE

publicidade

Os Pastéis de Santa Clara de Coimbra, são um dos mais populares doces conventuais de Coimbra e a sua génese está associada ao convento de Santa Clara-a-Velha, onde passou grande parte da sua vida a Rainha Santa Isabel. Elaborados com uma massa estaladiça de farinha e manteiga, recheada com um aveludado creme de ovos com amêndoa.

O Cordel Maneirista acredita que “através da recuperação do receituário conventual da nossa cidade conseguiremos contribuir para a valorização do território e divulgação do nosso património e cidade.”

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE