Coimbra

Coordenação Nacional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa lança apelo “Eu ajudo quem ajuda”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 23-03-2020

A Coordenação Nacional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa (CNE-CVP) está sediada em Coimbra, desde 2018, tendo como coordenador nacional o médico e vice-presidente da Delegação de Coimbra da CVP Gonçalo Órfão.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

Hoje é o vigésimo primeiro dia desde que surgiu o primeiro caso de coronavírus em Portugal. Até agora, a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) tem 14 ambulâncias dedicadas em exclusivo ao transporte de doentes suspeitos, no âmbito do novo coronavírus, que já transportaram 326 pessoas ao nível nacional. Ao mesmo tempo, a CVP não deixou de continuar a lidar com os casos diários de socorro e emergência, não relacionados com a pandemia, tal como o apoio social à população em vulnerabilidade social.

Os transportes de vítimas suspeitas de Covid-19 são assegurados por um total de 141 elementos de Emergência da CVP. O Coordenador Nacional de Emergência, Gonçalo Órfão, explica que “já formámos mais de 700 dos operacionais da CVP, quanto aos procedimentos e questões de segurança, pretendendo a Coordenação Nacional de Emergência da CVP formar toda a rede de norte a sul do país num curto espaço de tempo”.

PUBLICIDADE

publicidade

O Coordenador Nacional de Emergência médica, Gonçalo Órfão, explica que “a CVP já construiu 519 kits de proteção individual, mas, num curto espaço de tempo, pretendemos chegar aos 1.000 conjuntos”, consoante a disponibilidade do mercado. A CVP dispõe de 2,1 milhões de máscaras, mas as dificuldades em obter óculos de proteção, levou a organização a desinfetar e reutilizar os existentes.

A CVP está ainda a erguer unidades de isolamento. Atualmente, tem tendas montadas no distrito de Lisboa (Hospital de Santa Maria e Torres Vedras), Setúbal, Aveiro (Hospital de Aveiro e Pampilhosa do Botão), Portalegre (Hospital de Portalegre), Beja (Beja e Castro Verde), A CVP tem ainda uma zona de acolhimento temporário no distrito de Faro, na cidade de Faro, para uma situação específica relativa a um conjunto de trabalhadores.

Coordenação Nacional de Emergência da CVP lança apelo

No âmbito da COVID-19, a CVP lançou um movimento de apoio intitulado #Eu Ajudo Quem Ajuda, unidos contra o COVID-19, com o lema “Ajude ficando em casa. E ajude, apoiando quem tem de sair”. O movimento procura que organizações e cidadãos apoiem a CVP no cumprimento da sua Missão, com vista ao financiamento de meios necessários e operações, no quadro da prevenção e controlo da pandemia COVID-19. Quem quiser colaborar, pode fazê-lo usando as seguintes referências:

Multibanco: Entidade 20999 Referência 999999999

Conta bancária com o IBAN: PT50 0010 0000 3631 9110 0017 4

Todos os movimentos da Campanha são divulgados na página oficial da Cruz Vermelha Portuguesa e o acompanhamento da utilização dos fundos e outros donativos está a cargo de:

do presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George; presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa; vice-presidente da Cruz Vermelha, Susana Marques; directora geral da CVP, Dulce Ferreira, coordenador Nacional de Emergência da CVP, Gonçalo Órfão.

O coordenador de emergência Gonçalo Órfão, que é também vice-presidente da Delegação de Coimbra da CVP, explica a necessidade de material para continuar a missão da Cruz Vermelha de ajuda humanitária: “aceitamos doações de equipamento de proteção individual e/ou de qualquer tipo de outro artigo útil ao desempenho da nossa Missão! Depende de todos nós continuar a garantir o funcionamento das áreas de Emergência e Socorro e da área Social tão importantes à vitalidade do país e da região de Coimbra. Apelamos, por isso, a nos ajudarem a ajudar, porque não duvido que juntos vamos conseguir fazer a diferença”.

O apoio social da Delegação de Coimbra continua a funcionar

Como situações excecionais exigem medidas excecionais, a Delegação de Coimbra da CVP modificou o seu funcionamento. Os cursos de primeiros socorros agendados foram adiados e a área administrativa continua via teletrabalho, pelo que a população pode utilizar os meios telefónicos e email para entrar em contacto com a Delegação.

Quanto ao apoio social de proximidade à população em situação de vulnerabilidade, a Delegação de Coimbra mantém a distribuição de cabazes alimentares em situações de emergência social, bem como o giro noturno de apoio à população em situação de sem abrigo.

A assistente social da Delegação de Coimbra, Flávia Fonseca, continua a explicação de que, “quanto às famílias refugiadas acolhidas pela Delegação, foram estabelecidas estratégias de intervenção que permitem apoio as crianças na continuação dos estudos, bem como os adultos na aprendizagem da língua portuguesa através de aulas online, a equipa CVP mantém um acompanhamento próximo a estas famílias desenvolvendo estratégias que permitam a promoção da saúde mental”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE