Coimbra

Cooperativa farmacêutica de Coimbra prevê faturação de 350 milhões de euros em 2024

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 meses atrás em 06-02-2024

A cooperativa de distribuição farmacêutica Plural+Udifar, sediada em Coimbra, que agrega 1.500 farmácias, estima aumentar em 05% o volume de negócios em 2024 para os 350 milhões de euros, depois de um ligeiro abrandamento em 2023.

PUBLICIDADE

“Em 2023, tínhamos previsto que isto iria acontecer, porque tivemos um conjunto de decisões comerciais que sabíamos que nos podiam levar a um ano de consolidação da própria organização e não de crescimento de valores de negócios, mas vamos retomar seguramente esse crescimento já no ano de 2024”, assegurou à agência Lusa o presidente do conselho de administração, Miguel Silvestre.

Com cobertura de todo o território nacional, a Plural+Udifar registou em 2023 um volume de negócios de 334 milhões de euros, menos dois milhões de euros do que em 2022.

PUBLICIDADE

A distribuidora farmacêutica opera também na região autónoma da Madeira, através de uma parceria com uma empresa de distribuição local instalada junto ao Funchal, e não perdeu a ambição de vir a operar também nos Açores, se isso representar um acréscimo de valor às farmácias açorianas.

“Os Açores têm uma particularidade grande que é o número de ilhas e isso do ponto de vista logístico não tem as mesmas características do que a Região Autónoma da Madeira. Depois, também tem empresas locais, que são empresas que fazem o seu trabalho, empresas competentes, e nós não encontrámos o momento certo ou parceiro certo para evoluirmos”, referiu o presidente da Plural+Udifar.

PUBLICIDADE

publicidade

“Não dizemos que não. Temos essa vontade, que era uma maneira de estarmos em todo o país, mas não daremos esse passo e não faremos esse investimento se efetivamente não fizer sentido para nós e se não formos acrescentar valor às farmácias dos Açores”, reiterou Miguel Silvestre.

A cooperativa de distribuição farmacêutica de Coimbra, a primeira de capital 100% português a operar no país, disputa, de forma “salutar e positiva”, com uma congénere do Norte, a primeira posição do serviço por grosso de medicamentos do mercado nacional.

Nos últimos anos, a empresa sediada em Coimbra investiu cerca de 30 milhões de euros na compra e requalificação das atuais instalações, em funcionamento desde 2017, que foram a antiga fábrica de cerveja Topázio, e na automação do todo o armazém.

Aquele investimento inclui também a aquisição da cooperativa Udifar, em Lisboa, no início de 2021, que permitiu à distribuidora ter uma infraestrutura naquela região, “com enorme potencial e grande capacidade de crescimento”.

As questões da sustentabilidade e da neutralidade carbónica são fatores estratégicos da Plural+Udifar, que, segundo Miguel Silvestre, foi a primeira distribuidora farmacêutica a ter carros 100% elétricos na distribuição, alimentados através dos parques fotovoltaicos das instalações de Coimbra, Lisboa e Covilhã.

“Já conseguimos carregar com a própria energia solar os nossos próprios carros e, portanto, temos entregas e rotas 100% verdes”, sublinhou o administrador, salientando que a cooperativa basicamente já trabalha sem papel, estando totalmente digitalizada.

A distribuidora de medicamentos estabeleceu como meta atingir a neutralidade carbónica em 2040, através da adoção de um conjunto de medidas e de pequenos gestos que fazem a diferença, como a criação de bacias de retenção de água para usar nos sistemas de rega e lavagem de viaturas e a utilização de domótica nos edifícios para gerir com eficiência a iluminação.

“Somos uma empresa vista no setor como pioneira num conjunto de processos e, se calhar, mais adiantada neste processo da transição e sustentabilidade ambiental, que queremos continuar a liderar e a fazer parte desse compromisso setorial”, enfatizou Miguel Silvestre.

A responsabilidade civil faz também parte da matriz da cooperativa, que apoia projetos de reflorestação e de associações e organizações “que fazem algo de diferente pela sociedade e pelos doentes, trabalhando muito na parte social com crianças ou com instituições que olham para crianças mais desfavorecidas”.

A Plural resultou da agregação da cooperativa Farbeira, criada em 1974, com as cooperativas Cofarbe e Farcentro, também da região Centro, em 2006, tendo a mudança para a atual designação ocorrido em 2021, com a aquisição da Udifar, que estava sediada em Lisboa.

A cooperativa, que em novembro completa 50 anos de atividade, emprega atualmente 340 pessoas, funcionando através das plataformas logísticas instaladas em Coimbra, Covilhã, Maia, Cacém e Faro, com uma frota de 100 viaturas afetas à distribuição.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE