Região

Cooperativa debate tecnologia aplicada ao cardo do Queijo Serra da Estrela

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 01-10-2021

A Estrelacoop, Cooperativa de Produtores da Serra da Estrela, está a organizar um roadshow tecnológico em versão online intitulado “Valorização Integrada do Cardo – DOP Serra da Estrela em análise”, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

A ação terá lugar no dia 6 de outubro às 17h00, por videoconferência e inclui no programa a “sessão de boas-vindas e a apresentação da Cynaratec, que aborda a caracterização bioquímica de cardosinas – tecnicamente, o perfil enzimático ao coagulante personalizado. De seguida realiza-se uma mesa redonda sobre a flor do cardo no Queijo Serra da Estrela DOP e as considerações finais. Para assistir basta efetuar a inscrição, gratuita, neste link.

Trata-se de uma organização em conjunto com o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e a Universidade de Évora (UÉvora).

PUBLICIDADE

publicidade

Integrada no projeto Cynaratec – Transferência de Tecnologia para a Valorização do Cardo, que pretende unir investigadores, produtores e indústrias na valorização transversal do Cardo, desde a aptidão tecnológica da planta Cardo até ao seu valor económico. Esta sexta sessão, com enfoque no Queijo Serra da Estrela DOP e no potencial impacto económico da planta na região, tem como objetivos a disseminação e troca de novos conhecimentos e tecnologias na valorização da planta Cardo.

O roadshow tecnológico nacional “Valorização Integrada do Cardo” termina agora na região da Serra da Estrela, depois de ter passado por Azeitão, Serpa, Évora, Nisa e Castelo Branco. A sessão é aberta a todos os interessados na valorização deste recurso endógeno.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE