Vamos

Cooperação transfronteiriça em debate no Exploratório no ciclo Pontos nos iii

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 04-04-2022

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra prossegue o ciclo Pontos nos iii – Science Beer Talks esta quarta-feira, 6 de abril, às 18h30. A propósito da exposição quase a despedir-se da Science Photo Gallery do Exploratório, Rui Jacinto, investigador da Universidade de Coimbra e seu representante no Centro de Estudos Ibéricos, apresentará o tema Transversalidades. Diálogos imagéticos entre Portugal e o Brasil. Entrada livre.

PUBLICIDADE

Esta quarta-feira, 6 de abril, entre as 18h30 e as 19h30, voltamos a pôr os Pontos nos iii, na continuação do programa de conversas com investigadores. A sessão de abril do ciclo com cientistas dos centros associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra, acompanhadas por cerveja artesanal Praxis, decorre no Exploratório, com o investigador Rui Jacinto, a apresentar o tema Transversalidades. Diálogos imagéticos entre Portugal e o Brasil, a propósito da exposição que é uma parceria com o Centro de Estudos Ibéricos (CEI), quase a despedir-se na Science Photo Gallery do Exploratório.

Investigador no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT – Universidade de Coimbra) e representante da Universidade de Coimbra na Comissão Executiva do CEI, Rui Jacinto explica a criação desta entidade: “A sugestão de Eduardo Lourenço ao propor a criação de um Centro de Estudos que contribuísse para um renovado conhecimento das diversas culturas ibéricas foi assumido e tem vindo a afirmar o CEI como uma plataforma de diálogo, encontro de culturas e de difusão de conhecimento”.

PUBLICIDADE

E é exatamente sobre o “importante papel do CEI no reforço da cooperação entre instituições de diferentes territórios de aquém e além-fronteiras” que Rui Jacinto falará nesta sessão Pontos nos iii, para a qual ficam todos convidados.

Geógrafo, Rui Jacinto foi assessor na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, assistente convidado no Departamento de Geografia da Universidade de Coimbra, investigador no CEGOT – Universidade de Coimbra e é representante da Universidade de Coimbra na Comissão Executiva do CEI. Tem privilegiado a investigação de temas relacionados com dinâmicas económicas e sociais, ordenamento e reestruturação dos territórios, o papel dos atores e a importância das políticas nos processos de desenvolvimento territorial.

PUBLICIDADE

publicidade

Pontos nos iii – Science Beer Talks é um programa anual de conversas com cientistas dos vários centros de investigação associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III UC), que, durante uma hora, conversam sobre diversas temáticas científicas com o público. Com entrada gratuita e sem reserva obrigatória, as sessões decorrem na primeira quarta-feira do mês, entre as 18h30 e as 19h30.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE