Coimbra

“Conversar é o melhor Remédio” volta ao Exploratório de Coimbra com conversa sobre o medo com Ana Condinho

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-06-2021

Depois dos meses de interregno a que obrigou a situação de pandemia, o Exploratório e o Centro Cirúrgico de Coimbra retomam o ciclo Conversar é o melhor Remédio. O regresso acontece este sábado, 19 de junho, às 18:00, ao ar livre e no cumprimento das medidas de segurança recomendadas pela DGS, com a psicóloga clínica Ana Condinho à conversa sobre o medo. A entrada é livre.

PUBLICIDADE

O medo existe, não há como negar, e aprender a viver com ele chama-se coragem. Este é o mote para a conversa que, no sábado, 19 de junho, a partir das 18:00, retoma, no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra. Nada melhor para recomeçar este ciclo do que pegar nas inquietações e incertezas de todos nós. A exposição a esta nova ameaça, que se traduziu em pandemia mundial, acabou por destapar o medo da Maria, do Francisco, do António e, até mesmo o da Francisca (que parecia ser uma pessoa tão segura…). A ameaça a que temos sido expostos é nova e invade-nos a todos de incertezas. O truque passa por usar os recursos que nos permitem aceitar o medo e continuar. Afinal, somos as mesmas pessoas e temos as mesmas emoções. O SARS-CoV-2 não nos tirou essa essência.

Especializada em Psicologia Clínica do Desenvolvimento pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Ana Condinho tem experiência profissional no Centro Regional de Segurança Social do Centro, em Coimbra, na Fundação Bissaya Barreto, Instituto de Surdos de Bencanta, Projeto Comunitário de Apoio à Mulher e à Criança em Risco e Projecto Re-Nascer do Programa Ser Criança; bem como na Maternidade Bissaya Barreto, com a avaliação e acompanhamento de casos no âmbito da Psicologia da Gravidez e da Relação Precoce. É ainda formadora e coordenadora da área disciplinar de Psicologia, bem como autora e apresentadora de programas de televisão na área da saúde.

PUBLICIDADE

O programa Conversar é o melhor Remédio, parceria do Exploratório com o Centro Cirúrgico de Coimbra, desenvolveu-se ao longo de 2018, 2019 e 2020, neste ano já com o cancelamento de algumas sessões devido à pandemia. Em 2021, o ciclo de conversas está agora a ser retomado, com as necessárias medidas de segurança e as sessões anunciadas em cada mês.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE